Muitas mamães ficam em dúvida: existe realmente leite anterior e leite posterior?

Existe na realidade vários tipos de leite durante uma mamada, pois sua composição se modifica de forma gradual. Os termos leite anterior e posterior são uma forma mais simplificada de explicar às mamães que o leite do começo da mamada é mais rico em proteínas, vitaminas e água. Já o leite do final da mamada, ou seja, quando a mama estiver esvaziando, é mais rico em gorduras, o que lhe confere um aspecto menos aquoso e mais branco ou amarelado.

Como dito anteriormente, essa mudança na composição ocorre de forma gradual enquanto o bebê está mamando, isso porque a gordura em forma de “glóbulos” fica aderida na parede dos alvéolos mamários no começo da mamada, conforme a mama vai sendo esvaziada, a gordura se desprende, aumentando assim a quantidade de gordura no leite.

O ideal é não intercalar as mamas durante as mamadas, esvaziar primeiro uma e depois passar para a outra, para que o bebê aproveite todas essas composições do leite.

Lembre-se: Não existe leite fraco! E, sim, uma mãe que não está comendo bem. Nessa fase não é hora de controlar calorias e fazer dieta. Muitas pessoas irão te falar que o bebê está chorando porque seu leite é fraco, que o ideal é dar um leitinho de lata para o bebê ficar mais satisfeito ou até mesmo um mingau com leite de vaca e farinhas. Mas antes de fazer qualquer conduta desse tipo, pergunte ao seu pediatra. Pois é o ganho de peso do bebê e a quantidade de trocas de fralda que mostrará quanto seu leite está sendo suficiente ou não. O choro do bebê não é
um parâmetro para isso.

Por

Karina Heusser

Médica pediatra e orientadora em aleitamento materno

(CRM:19817/RQE:13683)

Instagram: pediatrakarinah 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s