Família

A família como base da sociedade, de um povo ou nação, é quase um consenso entre as culturas civilizadas. Quase, porque há ideologias que defendem o estado como soberano, dono, podendo intervir em todos os setores como a família, a propriedade, a livre iniciativa. Bons analistas consideram anormal e doentio alguém abrir mão da liberdade para entregá-la ao estado. É a anulação da individualidade em favor da coletividade, esta representada pelo estado soberano. Curioso que tais teorias sobrevivam em pleno século 21.

Defender a família tornou-se, quem diria, uma bandeira, junto com a defesa da nação, da ética, da ordem, do progresso. Na prática sabemos quanto a estrutura familiar é decisiva para a vida. Atuando mais de trinta anos como profissional de psicoterapia, testemunhamos como a família é determinante no rumo de cada um. Não nos cabe julgar, até porque ninguém faz curso para ser pai ou mãe. O que nos cabe é analisar para superar, evitando repetir os erros do passado.

É óbvio que filhos criados e educados em famílias bem estruturadas terão tudo para viver um padrão de valores que embasarão uma sociedade de qualidade. É óbvio também que pais sem a menor base de conhecimento e formação os criarão à sua imagem e semelhança, jogando na sociedade indivíduos com problemas de todo tipo. Quer dizer, ou se conserta o problema na base, na família, através de uma educação realmente integradora e redentora que dê a
eles condições de superação, ou pagaremos o preço da omissão. Cabe ao estado este papel, e não o de suprir ou suprimir a família como formadora de valores.

Para quem deseja formar uma boa estrutura familiar e errar menos na educação dos filhos sugerimos o ótimo livro “Amar seu filho não basta”. Está esgotado, mas se consegue via internet. Vale a pena. E fiquemos longe de discussões ideológicas que repetem cantilenas arcaicas de falsos líderes que roubam até a liberdade de pensar. Família é a base de tudo.

Por

Ivo Fachini

Psicoterapeuta

http://www.ivofachini.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s