Mindfulness, uma prática simples para aumentar seu bem-estar

Muito tem se falado sobre mindfulness (atenção plena), uma capacidade humana pouco explorada, por conta talvez dos hábitos adquiridos ao longo das nossas vidas. Realizamos múltiplas tarefas ao mesmo tempo, estamos quase o tempo todo ligados no piloto automático.

Embora uma prática simples, mindfulness é difícil de ser iniciada e mantida. Seja pela falta de tempo relatado por algumas pessoas, ou até mesmo pelo cansaço ou porque os resultados só surgirão a longo prazo. O fato é que permanecer atento e consciente requer uma regularidade.

Para levar mais consciência e mais atenção plena ao seu dia a dia, segue uma prática simples que pode ser utilizada por você uma, duas, ou três vezes ao dia:

Prática dos 3 passos – 3 minutos:

Inicialmente, na posição sentada, procure deixar seu corpo estabilizado e relaxado, os pés apoiados ao chão, olhos fechados:

1 min: Entre em contato com seu corpo. Como está se sentindo neste momento. Quais pensamentos estão presentes. Quais sentimentos. Perceba como está sem tentar mudar nada.

2 min: Leve sua atenção para a respiração. Sinta o ar entrando e saindo pelas suas narinas e o movimento no seu abdômen.

3 min: Expanda essa sensação para todo o seu corpo, como se todo o corpo estivesse respirando. Perceba o entorno, a temperatura, sons, ruídos…Respire com o ambiente.

“Cada mudança começa com a intenção de obtê-la: respire”

Por

Giovana Delvan Stuhler

Psicologia Social e da Personalidade, especialista em Formação

Contemporânea para o Ensino na Área da Saúde e professora na UNIVALI. Praticante regular de Mindfulness, com curso de formação profissional de instrutores em Mindfulness, promovido pela UNIFESP. 

giovanadstuhler@gmail.com  |  47 99928..4041

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s