Felicidade

Viver é buscar a felicidade. Parece que a tínhamos sem esforço no paraíso, de onde fomos expulsos por alguma transgressão. De lá para cá, é ela que perseguimos todos os dias. Estudamos, trabalhamos, progredimos, viajamos, festejamos, tudo pela felicidade.

Para fugir da infelicidade muitos caem na droga, bebida, violência, marginalidade. São mecanismos de fuga, visando sensações de felicidade, sem importar as consequências: perda de neurônios, da saúde, da família, do futuro. Ninguém quer depressão, desânimo e tristeza. Remédios podem ser eficazes na superação, mas convém descobrir as causas, na maioria das vezes emocionais, traumáticas, para eliminá-las, e não só combater os efeitos. Neste caso as
psicoterapias podem ser eficazes, sobretudo quando utilizam métodos avançados como a neurociência e a neurolinguística, regressões de memória, reprogramação mental.

Estudando em Londres, Gandhi era humilhado por alguns docentes. Numa pegadinha, um professor perguntou: entre o dinheiro e a sabedoria o que você escolhe? Gandhi falou: o dinheiro. E o professor: mas como, você não é o grande idealista? Cada um pede o que lhe falta, disse Gandhi. Está aí um segredo da felicidade: o equilíbrio entre a riqueza e a sabedoria. Negar a importância dos bens materiais não parece sincero. Como diz a frase do para-choque
de caminhão: “Dinheiro não traz felicidade. Então me dê o seu e seja feliz”.

Felicidade é ter a consciência tranquila, é ter amigos, curtir a vida em família, ter o necessário para uma vida digna, é dormir bem, é ter saúde, é viajar, é trabalhar com vontade, é aprender sempre, manter pensamentos agradáveis, não fazer o mal a ninguém, fazer o bem a todos, inclusive a nós mesmos, é ter uma cama para dormir, um teto para morar, é ter autoestima, é viver sem dependências, é perdoar, compreender, é confiar no processo da vida.

Por

Ivo Fachini

Psicoterapeuta

http://www.ivofachini.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s