Ler não é como andar de bicicleta

Na bicicleta quando o aprendiz consegue se equilibrar e incorpora o ato de pedalar, pronto. A criança pode até cair, mas sem nem perceber, já sabe! Conta com sua vontade e com seu instinto, bem diferente do que ocorre com a leitura.

A iniciação no mundo das letras é um processo bem mais complexo, e lento. Primeiro porque pressupõe habilidades de diferentes áreas, e também porque é menos estável, fazem parte do percurso, dos avanços e retrocessos. Além disso, ler é um processo cultural e a qualidade da aquisição na leitura será determinada pela inserção na cultura. Aí o papel dos pais é determinante, pois estes devem proporcionar oportunidades de leitura, e também, selecionar e
estimular.

Etapa após etapa, nossos pequenos heróis se lançam nesse grande desafio. Poetiza para todas as idades Cecília Meireles, que também era professora, termina a poesia “O mosquito escreve” com a pergunta: “Pois escrever cansa não é criança?”. Sem dúvida ler e escrever são atividades que podem cansar os pequenos. Chega a ser um dilema: ler um livro inteiro é difícil, e ler frases desconexas é sem graça para eles.

Para nossa sorte alguns livros podem ajudar! A editora Larrousse tem uma coleção, chamada “Leia Comigo”, com livros “para curtir em dupla”. Ou seja, tem uma parte para ser lida por adultos e outra, geralmente um balão de falas, para ser lida pela criança. Os textos são criativos e cheios de aventuras.

Um bem interessante que recomendo, é o livro “Viva a chuva”. Duas botas querem ser vendidas em uma loja de sapatos para viver no mundo. São provadas por um gigante, uma bruxa, pela chapeuzinho vermelho e até por papai Noel. Sem restrições, sucesso para crianças de um a oito anos!

É ler para aprender a ler. Com as leituras compartilhadas, é mais fácil se interessar, fazer da leitura um verdadeiro prazer. E assim, pouco a pouco, a gente faz um novo leitor, e a criança ganha esse mundão maravilhoso!

Por

Daniela Gomes Medeiro

Pedagoga – Especialista em gestão escolar

Mestre em educação – Univali – PPGE

Coordenadora pedagógica

C.E. Pintando o Sete

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s