Entenda o que é rosácea e como evitar que ela piore no verão

O verão é um momento problemático para quem sofre de rosácea porque o sol e o clima quente podem agravá-la. É uma doença vascular inflamatória crônica que afeta principalmente mulheres com pele clara entre 30 e 50 anos. É caracterizada por vermelhidão nas bochechas com alternância de períodos de melhora e piora no início do quadro, evoluindo, com o passar do tempo, para vermelhidão fixa na pele, associada à dilatação de pequenos vasos da pele
(telangiectasias), pápulas (bolinhas vermelhas) e pústulas (pontos de pus), sendo que estas últimas podem ser confundidas com espinhas. Esses sinais são acompanhados de sintomas de pele sensível, como queimação e formigamento.

Os efeitos da rosácea vão além dos problemas de pele – existe um importante componente emocional da doença. Em uma pesquisa recente feita pela Sociedade Nacional de Rosácea, nos Estados Unidos, com cerca de 500 pessoas portadoras desta patologia, 42% relataram se sentir tristes ou deprimidas devido a aparência de suas peles. Mais de 76% dos entrevistados disseram que a rosácea diminuía sua autoestima e cerca de 50% já faltaram ao trabalho por conta dos sintomas graves da doença.

Fatores desencadeantes
A origem da rosácea ainda é desconhecida. Há uma predisposição individual (mais comum em brancos), que pode ser familiar (30% dos casos têm uma história familiar positiva), evidenciando uma possível base genética. Além disso, alguns fatores podem desencadear ou piorar a rosácea, aumentando o fluxo de sangue para a superfície da pele. São eles:

• Exposição a temperaturas muito altas ou muito baixas
• Exposição ao sol
• Bebidas quentes
• Alimentos picantes
• Bebidas alcoólicas
• Atividade física intensa
• Irritação da pele por maquiagem, cremes ou outros produtos de uso tópico
• Estresse, ansiedade ou nervosismo
• Banhos quentes ou saunas

Tratamento
Embora seja uma doença que não tem cura, a rosácea é bem controlada, desde que seja feita à procura precoce pelo dermatologista, a instituição do tratamento correto, o acompanhamento dermatológico frequente e, principalmente, a adesão do paciente ao que lhe foi prescrito, assim como a não exposição aos fatores agravantes/desencadeantes.

O primeiro passo é a proteção. É essencial usar protetor solar com FPS acima de 30 e reaplicá-lo a cada duas horas. Seu uso é necessário para evitar que os raios solares estimulem a inflamação da pele.

Em relação aos cuidados, o dermatologista avaliará o grau para indicar o melhor tratamento. Para quem apresenta apenas vermelhidão, é possível utilizar medicamentos de aplicação na pele com ativos calmantes que melhoram o processo inflamatório. Em quadros mais avançados, o médico pode recomendar medicamento oral. O laser ou luz pulsada também podem ser usados como forma de tratamento para destruir os vasos dilatados.

Em casos persistentes e recidivantes é possível o uso de isotretinoína (o conhecido “Roacutan”) que exige cuidado redobrado com o uso de protetor solar, já que a substância deixa a pele ainda mais sensível à luz.

Como a pele com rosácea é muito mais sensível a produtos cosméticos, é importante ter cuidado com o uso de substâncias que contêm ácidos e álcool. Os cosméticos permitidos são as linhas específicas para peles sensíveis, mas com tendência à oleosidade. Quem gosta de maquiagem para disfarçar a vermelhidão do rosto deve preferir produtos hipoalergênicos, corretivo e base em tom verde, que neutraliza a cor vermelha da rosácea. Outra ótima
dica é adicionar à rotina de beleza a água termal, pois ela possui ação anti-inflamatória e acalma a pele.

Por

Dra. Giane Pelegrini

Edifício Seixas Business Tower
Rua Dr. Nereu Ramos, 197 | Sala 805 | Centro | Itajaí – SC
(47) 3311-3223
WhatsApp: (47) 98866-8336

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s