Imposição social da maternidade perfeita

Você também tem a sensação que as pessoas esperam que as mães estejam sempre felizes? Que não se pode falar sobre os lados não tão bons assim da maternidade, pois por algum motivo, já interpretam como se você não quisesse mais ser mãe?

Percebo rotineiramente, uma imposição social de que a mãe precisa estar sempre sorrindo, feliz e plena, como se a maternidade fosse um passaporte para a felicidade”! Um verdadeiro mar de rosas, onde tudo simplesmente flui maravilhosamente!

É lógico que ser mãe envolve momentos maravilhosos, inexplicáveis, de muito amor e coisas lindas, mas não é assim o tempo todo não! E essa cobrança contribui MUITO para que as mães se sintam culpadas, especialmente quando “não podem” demonstrar como realmente estão se sentindo: muitas vezes esgotadas, com um desgaste emocional gigantesco, e tudo isso guardado dentro delas, pelo medo de receber críticas ou de ser julgada.

Afinal, não é raro ouvir frases como “Ué, está reclamando do que se foi você que escolheu ter filhos?”! Entendam uma coisa: a mãe pode até estar cansada, exausta, desanimada e irritada, mas isso não quer dizer que ela não ame seus filhos! E por favor, colabore, não seja mais uma destas pessoas que julgam sem tentar se colocar no lugar daquela mãe!

E só para concluir, vale sempre lembrar, tristeza e cansaço fazem parte da natureza humana, portanto mamãe, se você se sente assim, não se culpe, não se sinta mal, e não precisa esconder seus sentimentos. Afinal, a vida não é feita só de bons momentos, não é mesmo? Levanta, sacode a poeira, e vida que segue. Uns dias mais pesados, outros mais leves, e assim será sempre!

Sabe o que uma mãe precisa, de fato? Apoio, acolhimento, respeito, um ombro amigo, pessoas que estejam dispostas a vê-la como um ser humano com todos os sentimentos que qualquer um tem! Vamos nos unir e nos ajudar? Vamos juntos desromantizar um pouco a maternidade, parar de julgar e ser um pouco mais empático com a vida do outro! A maternidade não é uma competição!

Por

Ana Paula Petry

Av. Cel. Marcos Konder, 1313, centro, Itajaí – SC, 88301-300

47 99172.5620

Instagram: gestandoeaprendendo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s