Mindfulness e compaixão

A compaixão é uma prática trabalhada em todas as tradições orientais e significa levar o bem para o próximo, ou seja, para tentar diminuir o processo de sofrimento do outro, eu devo transformar em ação minha intenção. Interessante apresentar outro conceito que precede a compaixão, a empatia. Na empatia há em mim uma preocupação pelo bem-estar do outro, me permito perceber e simpatizar com o sofrimento do outro. Na compaixão, por sua vez, eu transformo isso em ação.

A atitude compassiva, elemento central na prática de mindfulness, significa que se é compassivo e amável consigo mesmo e seus processos mentais. Ou seja, encontra-se também uma atitude de aceitação, de estar disposto a ver e sentir o que há para ser visto e sentido.

A compaixão facilita a prática de Mindfulness e a prática de Mindfulness facilita a compaixão. A atitude mindful é também uma atitude compassiva e a compaixão está implícita na atitude mindful.

“Se você quer que os outros sejam felizes, pratique compaixão. Se você quer ser feliz, pratique compaixão” (Dalai Lama)

ASSINATURA:
Giovana Stuhler
giovanadstuhler@gmail.com
(47) 99928 4041

Psicóloga, doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), especialista em Formação Contemporânea para o Ensino na Área da Saúde pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Professora na UNIVALI, orientadora de estágio em Psicologia Clínica/Hospitalar e professora em cursos de pós-graduação. Tem experiência no atendimento psicoterapêutico de adolescentes, adultos e casais. Praticante regular de Mindfulness, com Curso de formação profissional de instrutores em Mindfulness promovido pela UNIFESP.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s