Você sabe o que é coaching e como este processo pode te ajudar?

Renata Borges, especialista no assunto, revela tudo o que esta área pode proporcionar para o crescimento pessoal e profissional de cada pessoa.

Antes de iniciarmos este assunto que tem auxiliado milhares de pessoas pelo mundo a fora, vamos explicar o significado de três palavras que envolvem o tema e que muitas vezes geram confusão: Coaching – um curso que tem como objetivo ajudar a desenvolver habilidades e maximizar o potencial das pessoas. Coach – é o profissional habilitado para guiar as pessoas numa nova jornada pessoal ou profissional. E, por fim, o Coachee – que é o cliente que se submete ao processo de Coaching.

Agora para entender um pouco mais sobre este fascinante processo capaz de proporcionar notória melhoria na vida das pessoas, entrevistamos a Master Coach Renata Almeida Borges, à frente do Espaço Celestine, em Itajaí. Com um currículo de peso, Renata conta, entre suas titularidades, com formação nas maiores instituições do segmento como o Instituto de Coaching e Linguística (ICL) de Lisboa, Portugal – e o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), única escola de coaching reconhecida pelo ISO9001.

Quais os principais objetivos de um coaching?

É um processo que visa aumentar o desempenho de um indivíduo, grupo ou empresa, ampliando os resultados positivos. Em outras palavras podemos dizer que guiamos as pessoas por uma jornada até suas metas pessoais ou profissionais. Isso porque muitas vezes sabemos o que queremos, porém não sabemos como atingir estes resultados. E é neste ponto que o Coach auxilia, ajudando a criar estratégias definitivas para as mudanças, além de despertar os potenciais e de desenvolver um processo evolutivo na prática.

Quando devo procurar um coach?

O momento certo é quando você tem o entendimento que quer ter uma vida plena, basta querer se desenvolver mais, ser mais feliz, evoluir, e estar disposto em amar suas qualidades e defeitos. Tendo o entendimento que nesse processo você não está sozinho.

Como um coaching pode ajudar?

Já se ouviu falar muito a respeito de coaching, para alguns é um modismo, mas para os verdadeiros entendedores, coaching é um processo altamente eficaz para mudança de valores e missão de vida. É uma jornada em que levamos um indivíduo que está no estágio A e quer ir para o estágio B. Nessa jornada utilizamos o nosso amor, atenção, empatia e muitas ferramentas para auxiliar na transformação de vida do coachee. Com isso, levamos o nosso coachee a ter realidade do que é importante para ele, o que é necessário que ele se desapegue, auxiliamos a redefinição de seus valores, o que não é negociável, mostramos que a ação é a principal tarefa nesse processo.

Podemos dizer que este processo nos permite a termos uma visão de mundo melhor, nos transformando em pessoas poderosas de alta performance e, principalmente, nos ensinando que nosso principal legado é servir ao outro e a nós mesmos.

Para você, o que significa poder contribuir com conquistas na vida tanto pessoal quanto profissionais de seus coachees?

Ser master coach é entender e servir o outro na essência, auxiliando as pessoas atingirem seus objetivos, tornando-as pessoas poderosas de alta performance. Quando nos conhecemos e despertamos para o que somos, controlando os pontos fortes e fracos conseguimos melhorar nossa energia e nosso foco e isso nos beneficia com ações produtivas, construindo a nossa marca (legado).

Qual o principal ou principais diferenciais que aplica em seu trabalho? E quais os principais diferenciais do Espaço Celestine?

Meu maior diferencial é fazer coaching com alma, nessa jornada é utilizado amor, empatia, atenção. Tudo que é raso, superficial, momentâneo é trabalhado para que se desperte algo permanente, definindo crenças, valores e missão de vida. Não é somente um processo para potencializar resultados, mas principalmente a construção de seu legado. Amo servir pessoas!

O Espaço Celestine visa levar o coachee à alta performance, construção do legado, ouvir na essência, cocriação. Gerenciamento de conflitos internos e externos por meio da análise comportamental e constelação sistêmica. Para que isso ocorra cada detalhe escolhido no Espaço possui um significado, uma história, criando assim um ambiente confortável, seguro, que estimula a criações e despertamento de sonhos e, principalmente, a realização deles! Desde a arquitetura, decoração, objetos e até os móveis, estão ali para gerar o despertamento da evolução humana, mexendo com a mente e o coração.

Quais os cuidados você diria para aqueles que buscam este auxilio em suas vidas pessoais e ou profissionais para que não caiam em mãos erradas?

Tem que pesquisar o profissional, saber se ele é certificado pelo ICF ou pela Federação de Coaching. Corra de profissionais com fórmulas instantâneas, que manda no processo de coaching é o cliente e não o profissional que está conduzindo, coaching é um processo sem sugestionamento e julgamento. Coach que sugestiona em sessão não está sendo ético e honesto com seu coachee. Quem escolhe o que vai dizer, quais insights terá, qual o objetivo, qual ação que terá é o coachee. Tome cuidado com sessões que não tem fechamento e ação no final dela, comece a mensurar se está existindo mudança de comportamento.

Como funciona uma seção de coaching?

A sessão tem a duração de 45min a 1:30h e acontece 1x por semana ou a cada 15 dias. Isso Fica a critério do coachee e no final de cada sessão se tem uma tarefa a ser realizada. Coaching trabalha o tempo todo com ação.

Em média quantas seções são necessárias para estar apto em atingir suas metas?

Isso depende totalmente do coachee, de como evoluirá no processo, mas geralmente faço pacote de cinco a 10 sessões. O processo de evolução humana não tem fim, temos ciclos, pode ser que você resolva seu objetivo em uma ou duas sessões e você já estará pronto iniciar outro objetivo.

O que o Espaço Celestine oferece?

* Treinamento que visa aumentar o desenvolvimento de uma pessoa no âmbito pessoal, profissional ou espiritual, por meio de ferramentas do coaching, tirando o cliente do estado atual o levando ao estado desejado.

* Acompanhamento na definição de objetivos, valores e missão de vida e carreira, trabalhando consciência de si mesmo, estrutura e foco, definindo metas, tomadas de decisões.

* Foco no futuro

* Aceleramento na execução de suas metas, buscando resultados em um curto espaço de tempo.

* Constelação Sistêmica

* Assesment – análise comportamental

SERVIÇO

Espaço Celestine

Av. Osvaldo Reis, 3281 – 13 andar sala 1312 – Riviera Business – Praia Brava, Itajaí, SC

47 99759-5930 / celestinecoaching@yahoo.com

@espacocelestine

Facebook: Espaço Celestine

Um comentário sobre “Você sabe o que é coaching e como este processo pode te ajudar?

  1. Heitor Menegale disse:

    Renata é uma profissional extremamente comprometida. A constante busca de seu próprio desenvolvimento dá a exata noção do quanto ela valoriza o crescimento pessoal. Renata faz do coaching seu propósito de vida. Para ela não existem obstáculos intransponíveis, mas desafios que serão vencidos com estratégia adequada.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s