A importância da mamografia

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 23% dos casos novos a cada ano. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que a sobrevida em cinco anos em países desenvolvidos é de 85%, enquanto nos subdesenvolvidos permanece entre 50-60%. Diferenças de sobrevida podem ser explicadas pelos estágios mais avançados ao diagnóstico nos países em desenvolvimento.

A mamografia é a arma que pode auxiliar na detecção precoce da doença, quando realizada em mulheres ainda sem sintomas, numa faixa etária em que haja um balanço favorável entre benefícios e riscos dessa prática. Dentre suas vantagens estão: a redução da mortalidade pela doença, diminuição dos traumas físicos (tratamento em fases mais precoces), maior sobrevida, diminuição dos traumas familiares e o menor custo relacionado ao tratamento.

Como funciona no Brasil?
A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda a mamografia anual para as mulheres a partir dos 40 anos de idade, visando ao diagnóstico precoce e a redução da mortalidade. O exame clínico das mamas, associado à mamografia representa ainda a melhor estratégia a ser adotada. A detecção em um estágio inicial permite um tratamento menos agressivo, determinando melhor qualidade de vida e aumentando as taxas de cura pela doença.

Cabe lembrar que mulheres com histórico sugestivo de câncer familiar devem começar a realizar exames de mama bem antes desta idade e precisam discutir seu caso com seu médico assistente para a escolha do melhor exame e conduta.

Por

Patricia Rebello – CRM/SC 17264
Mastologista

Maternare Clínica Médica
@clinicamaternare
Av. Marcos Konder, 1207
Ed. Embraed – sala 70 – Itajaí/Sc
47 3311-4799 • 47 98847-5560

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s