Bullying

Palavra de origem inglesa que significa valentão e que na prática, traduz-se em atos de covardia, agressão e maltrato que acontecem de forma repetitiva, e não necessariamente com uma agressão física, mas na maioria das vezes acompanhado de ofensas, ameaças e torturas psicológicas.

Infelizmente esta forma de violência tem crescido no mundo e vem fazendo vítimas em todos os contextos sociais. E apesar de existir há muito tempo, atualmente tem sido motivo de preocupação de vários setores da sociedade devido ao crescente número de casos, principalmente nas escolas.

O agressor, em geral, tem uma mente perversa e às vezes doentia. Ele é consciente de seus atos e de que suas vítimas não gostam de suas atitudes, e mesmo assim agride como forma de se destacar no grupo, sentindo-se mais popular e poderoso.

Em relação a vítima, podemos observar que, além do isolamento ou da queda do aproveitamento escolar, ela pode iniciar um processo de adoecimento psicossomático de estado emocional, sintomas depressivos, estresse elevado e, tudo isso somado, pode afetar sua personalidade. Ao ser ridicularizada a pessoa passa a não enfrentar mais o contato social e aos poucos perde o prazer em atividades ou qualquer situação em que necessite se expor. Esse
fenômeno leva a pessoa a mobilizar seu medo, a reprimir a raiva e, até mesmo, ter sentimento de culpa, como se ela fosse responsável pelos ataques sofridos.

Muitas vítimas do bullying ficam marcadas com feridas emocionais que podem perdurar por toda a vida. Por isso, a ajuda psicológica é fundamental para amenizar a difícil convivência com memórias tão dolorosas. É preciso estar atendo aos sinais, aos sintomas das crianças e/ou adolescentes. Com isso, se perceber alguma diferença no comportamento, é importante contatar os responsáveis da escola e ainda ter uma conversa franca com a pessoa que
foi agredida.

Por

Sara Cruz Frota 

Psicóloga (CRP 12/16061)

Ed. Liberty | Sala 307

Itajaí / SC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s