É normal sentir dores de cabeça durante ou após os treinos?

Olá, galera! Todos sabem que praticar exercícios físicos, sendo orientados ou não melhora a saúde, garante uma qualidade de vida e ainda contribui para o alívio do estresse e da ansiedade do dia-dia. Mas, por que então algumas pessoas sentem dores de cabeça durante ou depois de fazer exercícios?

Antes de tudo, deixando bem claro que o exercício físico sendo bem orientado diminui muito o risco do aluno em ter essas reações durante ou pós-treino, mas então como acontecem essas dores?

Vamos por parte, primeiramente existem vários fatores externos (causados por nós) como desidratação, consumo de bebida alcoólica em excesso, falta de sono, TPM e estresse que podem gerar essas dores, o fator causado pelo esforço intenso do treino, calor ambiente e algumas modalidades que exigem mais do corpo como natação, corrida, bike e exercícios feitos ao ar livre quando as temperaturas e sol estão aumentados podem gerar Também essas dores que geralmente estão localizadas ao lado da cabeça.

As dores causadas por fatores externos podem ser facilmente resolvidas, melhorando as causas, gerando mais cuidado de nosso corpo reduz muito as possibilidades de termos dores de cabeça durante ou pós-treino. E quando a pessoa chega à academia ou começa a fazer algum exercício ao ar livre e começa a ter dores de cabeça o que fazer?

Em alguns casos, a dor de cabeça pode ser provocada pelo aumento da pressão arterial durante o treinamento resistido (com pesos) e, geralmente, porque você prende a respiração mais do que faria normalmente.

O aumento do fluxo sanguíneo da musculatura que estamos trabalhando também pode gerar esse desconforto, sendo assim uma forma de evitar e possivelmente resolver esse problema seja um pequeno ajuste de carga, tempo de intervalo e correção da respiração.

Converse sempre com seu treinador, fique sempre hidratado, sabendo que a desidratação pode ser um fator bastante comum que causa impacto nas dores de cabeça.

O problema em si raramente significa algo grave, mas fique sempre atento a esses episódios, pois se vir a acontecer a intensificação do problema um médico precisa ser consultado para avaliar seu estado de saúde.

Espero ter ajudado.

Por

Rodrigo Bender

Personal trainer

Academia Estação Azul

estacaoazul.com.br 

47 3045.3139 | Centro | Itajaí 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s