Drenagem pós-operatório x fibrose

Em alguns casos de cirurgia plástica é possível que, no pós-operatório, ocorram fibroses. Isso acontece porque, da mesma forma que nossa pele passa por uma fase de cicatrização após ser lesionada, os tecidos internos também. Um exemplo disso é percebido após a lipoaspiração, quando os tecidos são lesionados devido às cânulas inseridas para a retirada da gordura, dando origem a pequenas fibroses. Apesar de não afetarem o resultado da cirurgia, algumas
vezes podem apresentar tamanhos e quantidades maiores, causando irregularidades na pele, nódulos e dor.

Todo esse processo de recuperação da pele e dos tecidos é normal, pois a cirurgia causa lesões nas células que, consequentemente, desencadearão uma reação inflamatória, trazendo inchaço e equimoses (as manchas roxas). Porém, em alguns casos, ocorre acúmulo de proteína no local, fazendo com que os fibroblastos trabalhem em excesso e produzam o colágeno em demasia, resultando em nódulos de fibrose com aspecto irregular.

Mas, atualmente, a área da estética possibilita que muitas medidas possam ser tomadas para que isso não ocorra, entre elas a drenagem linfática, que auxilia na eliminação de líquido que se forma devido à cirurgia. Entre outros procedimentos que auxiliam está o ultrassom, que pode ser associado à drenagem linfática, fazendo com que as fibras se reorganizem e suavizem o aspecto da fibrose; a carboxterapia que aumenta o fluxo de nutrientes necessário para a remodelação dos componentes da matriz extracelular; e a técnica manual TFL que produz uma tensão necessária para que o tecido sofra um reajuste estrutural.

Com isso, é possível afirmar que há alternativas para reduzir ou até mesmo eliminar as fibroses. O importante é buscar por profissionais com conhecimento e que saibam utilizar a fisiologia ao seu favor.

Entre em contato com a Ágape e agende sua visita.
Estamos esperando por você!

Por

Priscilla Motta

Ágape Saúde & Estética, de Balneário Camboriú

(47)3360.8028  3360.8571

agapesaudeeestetica.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s