Entrevista: Pedro Nicolodi

O personal chef e nutricionista Pedro Nicolodi acumula vasta experiência gastronômica. Trabalhou durante três anos em restaurantes com cozinha mediterrânea em Madrid, na Espanha. Depois passou um ano trabalhando em Sydney, na Austrália, onde teve meus primeiros contatos com a gastronomia funcional. Em 2010 Pedro voltou ao Brasil, concluindo a faculdade de Gastronomia e trabalhou em São Paulo com grandes chefes. Durante sua trajetória sempre se preocupou em fazer comida com equilíbrio de nutrientes e ingredientes frescos e regionais. Em 2014 mudou pra Balneário Camboriú com o intuito de uma melhor qualidade de vida. Voltou à universidade para estudar Nutrição. Formou-se no final de 2018 e desde então tem atuado como personal chef e aplicado cursos de gastronomia funcional.

WhatsApp Image 2019-05-03 at 13.44.16

Pedro é um dos entrevistados da coluna de Ton Antony na atual edição da revista Bem-Estar. Confira:

Vivemos em uma época em que as pessoas se dizem sem tempo para cozinhar, mas também nunca se preocuparam tanto com a alimentação saudável…

Eu noto que o problema não é a questão do tempo, mas sim de escolhas. Da mesma forma que você pode comprar um produto industrializado, pode também optar por um produto saudável. As pessoas estão se esquecendo dos alimentos in natura, dos vegetais, das fibras, dos legumes e das verduras, e priorizando os industrializados sem glúten, sem lactose, light e diet. Se a base da nossa alimentação voltar a ser produtos vindos da natureza, não precisaremos nos privar de nenhum alimento. Tudo é uma questão de equilíbrio.

Existe algum alimento que devemos evitar?

Não gosto de proibir nada, pois isso parece que torna o alimento mais desejado. Mas devemos consumir esporadicamente alimentos que contêm gordura hidrogenada, como sobremesas cremosas, sorvetes, biscoitos recheados e carnes gordas. Molhos e temperos prontos também não são bons para a saúde, pois são ricos em gordura trans. Alimentos enlatados, embutidos, ultraprocessados e defumados têm um alto teor de sódio, portanto, também devem ser consumidos com cautela.

O que você acredita que acontecerá com esta geração que prioriza os produtos industrializados e ultraprocessados?

Já estamos vendo o resultado. Nós, profissionais da saúde, estamos preocupados, pois as crianças estão ficando obesas, com o colesterol elevado e diabetes, doenças que só existiam na fase adulta, mas que agora chegarão mais cedo em função do estilo de vida adotado. As pessoas, além de estarem com esta prática alimentar equivocada, também estão mais sedentárias. Estes dois fatores estão nos convertendo em uma sociedade doente. Observe que existe uma farmácia a cada esquina. Este é o primeiro sinal de que não estamos no caminho certo.

Além da obesidade, que outros problemas a má alimentação nos causa?

Distúrbios gastro-intestinais devido à falta de fibras, como constipação intestinal (prisão de ventre), alguns tipos de câncer, hipertensão, depressão, além de muitas outras doenças.

Quais os principais hábitos que você recomenda para uma vida mais saudável?

A principal dica é fazer a base da nossa alimentação de produtos in natura: frutas, legumes, verduras, vegetais. E também fazer mais refeições durante o dia em menores quantidades. Uma coisa em que o brasileiro peca é ficar longos períodos sem se alimentar. Outro erro é concentrar a principal refeição no jantar, que é a hora em que se gasta menos energia. O café da manhã é nossa principal refeição, pois é nosso combustível para desenvolvermos as atividades durante o dia. Uma dica é não passar mais de quatro horas sem se alimentar e incluir carboidratos, proteínas, gorduras de boa qualidade, além de vitaminas, minerais e fibras em todas as refeições.

Você pode entrar em contato com o chef pelo e-mail contato@pedronicolodi.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s