A toxoplasmose é uma doença transmitida através do contato direto ou indireto com seus micro-organismos, que apesar de não causar grandes malefícios a pessoas adultas, podem trazer prejuízos na gravidez e causar problemas de visão, cegueira, microcefalia, hidrocefalia e até mesmo a morte do bebê.
O principal transmissor do Toxoplasma Gondi é o gato, através das fezes, mas a contaminação pode ocorrer de diversas maneiras. Então, como evitá-la?
- Cozinhe muito bem todos os tipos de carne;
- Lave bem verduras e legumes antes de consumi-los;
- Na dúvida se funcionou? Compre suas carnes com antecedência e deixe-as congeladas por no mínimo 3 dias antes de cozinhá-las;
- Não misture utensílios na preparação de carnes e legumes, lave-os ou use diferentes;
- Lave as mãos sempre que possível.
Já tem um gatinho e não gostaria de se despedir dele?
Então há alguns cuidados para você evitar que a contaminação aconteça:
- Especifique outra pessoa para realizar a limpeza da caixa de areia dele e se não houver alguém disponível, use materiais como luvas e aventais, higienizando as mãos posteriormente;
- Leve o seu pet ao veterinário para realizar exames e identificar se ele já possui toxoplasmose, e se ele não estiver contaminado, não o alimente com carne crua ou hortaliças que não estejam bem higienizadas.
Os sintomas da toxoplasmose são comuns para muitas doenças, como febre e calafrios, por isso o acompanhamento durante todo o período de gravidez por meio de exames de sangue é tão importante.
Hospital dos Olhos Santa Catarina
hosc.med.br
(47)3367.0077
Av. do Estado, 1970