A importância dos músculos saudáveis

Muitas condições neuromusculares são caracterizadas pela fraqueza muscular. Algumas apresentam padrões precisos de envolvimento muscular; outras, fraqueza irregular, sem nenhum padrão aparente. Em alguns casos, a fraqueza é simétrica; em outros, ela é assimétrica. O local e o nível da lesão periférica podem ser determinados porque os músculos distais ao local da lesão apresentarão fraqueza ou paralisia.

O desequilíbrio muscular também pode ser decorrente de atividades ocupacionais ou recreativas nas quais há uso persistente de determinados músculos sem exercício adequado dos músculos oponentes. O desequilíbrio que afeta o alinhamento corporal é um fator considerável em muitas condições posturais dolorosas.

O desequilíbrio muscular distorce o alinhamento e submete articulações, ligamentos e músculos a estresse e tensão indevidos.

Muitos fatores estão envolvidos nos problemas de fraqueza e no retorno da força. A fraqueza pode ser devida a um comprometimento do sistema nervoso, à atrofia pelo desuso, à fraqueza pelo alongamento, à dor ou à fadiga. O retorno da força muscular pode ser devido à recuperação após uma doença, ao retorno da função neuromuscular, após trauma e reparação, à hipertrofia de fibras musculares não afetadas, ao desenvolvimento muscular decorrente de exercícios para superar a atrofia pelo desuso ou ao retorno da força após o alívio do alongamento e da tensão.

A fraqueza muscular deve ser tratada segundo sua causa básica. Quando devida à falta de uso, indica-se o exercício; quando devida ao trabalho excessivo e à fadiga, indica-se o repouso; quando devida ao alongamento e à tensão, é realizado o alívio de ambos no músculo fraco antes do estresse do exercício adicional.

Todo músculo é um movedor principal em alguma ação específica. Não existem dois músculos no corpo que possuem exatamente a mesma função. Quando qualquer músculo é paralisado, e estabilidade do segmento é comprometida ou algum movimento preciso é perdido. Algumas evidências mais fortes da função muscular originam-se da observação dos efeitos da perda da capacidade de contrair, como é visto em músculos paralisados, ou do efeito do encurtamento excessivo, como é visto numa contratura muscular e na deformidade resultante.

O profissional que possui um conhecimento amplo alerta que há o perigo de que a fascinação por novas tecnologias digitais acarrete um obscurecimento do julgamento clínico. Sempre priorize o profissional!

Por

Raphael Block | CREF – 4547/SC

Studio Top Physical

Endereço: Rua Lauro Muller,  863 – Fazenda – Itajaí

Tel: 47 – 3348-2424 (Agende sua visita)

contato@topphysical.com.br

http://www.topphysical.com.br

fanpage: /studiotopphysical 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s