O poder da paz

Talvez poucas vezes na história a humanidade teve tanta oportunidade de Paz. Os meios de diálogo ao alcance da maioria, pelo menos dos que detém algum poder ou influência, se multiplicam diariamente com o avanço das tecnologias. A comunicação é instantânea em qualquer canto do planeta. A ciência faz descobertas maravilhosas e põe a serviço da qualidade da vida. A medicina só tem um limite, aliás eterno limite: o fim, a morte.

No entanto o que percebemos é a exacerbação dos conflitos em proporções imprevisíveis. No campo da política, da religião, da economia, até do esporte, a guerra reina soberana, deixando a paz num cantinho. As ideologias geram militantes ao invés de pacifistas. Divisão, provocação, corrupção, mentiras ditas com a maior cara lavada, e a verdadeira hipnose coletiva, a luta de classes. Só um lado tem razão. O santo vira bandido e o bandido vira santo. Poucos pensadores, muitos seguidores.

Parece que muitos seres humanos não amam a liberdade, sobretudo a de pensamento, e a entregam nas mãos de manipuladores inescrupulosos que sabem que estão mentindo, mas estão se dando bem com isso. Então seguem cegamente, repetem como seu o que alguém doutrinou. Quando é apenas no campo das ideias, passa, mas quando chega à prática, vira campo minado.

Para reinar a paz, duas coisas parecem fundamentais: primeiro, que cessem os manipuladores, os mentirosos, os que se fazem deuses e atraem rebanhos e mais rebanhos fiéis ao seu arbítrio. Segundo, que os seres humanos usem a liberdade e não se deixem manipular. A paz tem alguma chance? Bem, pelo menos dentro de nós que ela encontre abrigo. Alimentar o lobo bom. Não cair na falácia das ideologias. Não odiar. Praticar o bem. Essa é a bandeira. Paz!

Por

Ivo Fachini

Psicoterapeuta

http://www.ivofachini.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s