O tempo da criança

O desenvolvimento de cada criança tem forte ligação com o ambiente em que vive, as experiências que são vivenciadas, sua relação cultural e como a família se relaciona com ela. Ninguém é igual a ninguém, cada pessoa tem uma história.

Nesse contexto é preciso saber que cada criança tem seu tempo para aprender, seu ritmo individual. E ao se tratar de educação não existe receita pronta, mas existem sim, caminhos que possam ser seguidos de forma a contribuir com o compasso de aprendizado de cada criança.

A escola deve ser um ambiente em que todos devem ser tratados com igualdade e tenham as mesmas oportunidades. Oportunidades estas, que devem ser aplicadas de forma diferenciada, atendendo o ritmo de cada aluno. O acolhimento e o respeito às individualidades são fundamentais. A instituição deve estar preparada para proporcionar aos seus alunos esse olhar diferenciado desde a sua chegada. É necessária a busca por estratégias que melhore o desempenho daqueles que apresentam evolução mais lenta. Trabalhos de grupo, duplas, atividades e ambientes diferenciados, teatro, música, jogos… São alguns exemplos de estratégias que o professor pode usar para lidar com esse tipo de situação.

O fato é que os profissionais da educação precisam estar atentos, respeitando a personalidade e a forma de aprendizagem de cada criança. Educadores devem estimular e incentivar as conquistas e superações das crianças, como também instigar sua curiosidade natural, sobre o mundo que as cercam.

Segundo Paulo Freire, “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para sua própria produção ou sua construção”. É preciso sensibilidade e tato para ter um olhar individualizado sobre a meninada.

Por

Susana Mara Nunes

Coordenadora Pedagógica

Pintando O Sete

http://www.pintandoosete.net.br

(47)3344-1143

Rua: Lauro Muller, N1177 – Fazenda – Itajaí – Santa Catarina

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s