Visitas à mamãe recém-nascida

Sabemos o quanto um bebê traz euforia e alegria aos amigos e familiares, mas é sempre bom lembrar que existem alguns detalhes importantes a serem considerados quando se trata de um bebê e mamãe recém-nascidos.

O bebê é lindo, fofo e adora colo, carinho, e aconchego, mas ele não vai se importar se por acaso você nem der TANTA atenção assim, e não ficar babando nele. Ele quer e precisa principalmente, do contato com os pais, colabore com isso! Não tire o bebê do colo da mãe sem antes perguntar se pode, e também deixe ele descansar caso esteja dormindo.

Agora, se você quiser MESMO ajudar a mãe recém-nascida, tenho algumas sugestões:

– Pode fazer MUITA diferença se você der atenção a mamãe que acabou de ter o bebê. Converse com ela, olhe nos olhos, e esteja disposta a ouvi-la. Acolha o que ela tem a dizer.

– Se possível, lembre dela e leve um mimo como um cartão, uma flor, ou algo simbólico, pois isso pode dar forças para que ela enfrente os próximos desafios da maternidade!

– Algo que acontece rotineiramente, é que após o bebê nascer, ninguém mais lembra da mãe, só do bebê, e isso pode causar um impacto emocional muito grande na vida dessa recém mãe! Até porque, ao longo da gestação, as pessoas dão muito carinho e atenção para a gestante, e depois que a criança nasce, é como se tudo isso fosse arrancado, junto com a saída do bebê da barriga! Por isso, quando puder, ligue, mande mensagem, pergunte como ela está, se precisa de ajuda, ou em que você pode contribuir.

– Ligue antes de fazer visitas, pergunte qual o melhor horário, e se a mãe está apta a receber visita. E por favor, seja breve, mãe e bebê estão se conhecendo e precisam descansar.

– Uma sugestão extra: se o bebê já tiver irmãos, seria muito legal da sua parte levar uma lembrança para estes também, qualquer coisa que mostre que você se importa com eles também.

Com essas pequenas dicas, você pode fazer muita diferença, e esta mãe vai ver que tem pessoas ao seu redor, dispostas a ajudar, e que ainda se preocupam com ela! O pós-parto pode ser algo muito solitário se não tomarmos alguns cuidados. Vamos contribuir?

Por

Ana Paula Majcher

Psicóloga – CRP:12/10780

Av. Cel. Marcos Konder, 1313, Centro, Itajaí – SC, 8801-300

(47) 99172-5620

Instagram: gestandoeaprendendo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s