Os prazeres e o cérebro

Em tempo de acaloradas discussões ideológico-políticas no Brasil e no mundo, vamos tratar de assuntos amenos e saudáveis. Dores e prazeres são reações do corpo ou do cérebro? Bem, o cérebro faz parte do corpo, então não faz sentido disputar a autoria. Porém, como explicar a dor ou coceira num membro amputado? O livro “Fantasmas no cérebro” responde a esta pergunta.

Há bons estudos sobre o cérebro e as sensações físicas. A neurocientista Suzana Herculano Houzel divulga em “Sexo, drogas, Rock’roll e chocolate” que cafezinho e chocolate em excesso queimam neurônios, álcool, cigarro, maconha, cocaína, crack, em menor ou maior grau, queimam neurônios. O único prazer inofensivo é o prazer sexual, que de quebra é um poderoso antidepressivo, antiestresse e ansiolítico.

Sobre o prazer sexual pairam tabus culturais históricos que aos poucos vão sendo superados. Visto como sujo, feio, pecaminoso, impuro. E Deus como o autor da censura. De outro lado a ciência afirma que é um santo remédio. É inútil e prejudicial reprimir um impulso tão forte da natureza. Graças a ele a humanidade continua. A ênfase foi colocada na função procriativa, e agora se reconhece que a função recreativa é legítima e altamente benéfica, não havendo razão para preconceito ou repressão. Sobre o tema há um ótimo livro de Regina Navarro Lins, “A cama na varanda”.

A associação dos prazeres da vida ao demônio e do sofrimento a Deus é uma tremenda incongruência. As religiões dizem que nascemos para a felicidade e ao mesmo tempo pregam a austeridade, a renúncia, o sacrifício. Mas lá no Gênesis ao narrar a criação se diz que “Deus viu que tudo era bom”. Aí o eterno dilema: como explicar o mal? Difícil, porque ele também existe. Mas colocá-lo na conta dos prazeres é sacanagem. Com o perdão do termo.

Por

Ivo Fachini

Psicoterapeuta

http://www.ivofachini.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s