Beleza e saúde: Cuidados diários e produtos específicos fazem parte da rotina de quem está empenhado em cuidar da pele

1) Higienização 

A rotina de cuidados começa sempre pela higiene facial, lembrando que o sabonete do rosto nunca deve ser o mesmo do corpo. A escolha vai depender do tipo de pele da pessoa, seja ela seca, sensível ou oleosa.

A limpeza remove a sujeira, suor, oleosidade e maquiagem, preparando a pele para os cuidados. O ideal é que seja feita duas vezes ao dia, pela manhã e à noite.

2) Tonificação 

O tônico auxilia em uma limpeza mais profunda, restaurando o pH natural da pele, além de prepará-la para receber o hidratante, antiaging ou outro tópico que será usado.

3) Hidratação

Todas as peles precisam de hidratantes, inclusive as oleosas. São eles que repõem a umidade e deixam a pele com aspecto aveludado e macio, além de aumentar a elasticidade.

4) Antioxidantes 

A Vitamina C é essencial pois possui propriedades antioxidantes, ou seja, é capaz de eliminar os radicais livres reduzindo os sinais de envelhecimento. Além disso atua na síntese do colágeno, que é responsável pela elasticidade, firmeza e sustentação da pele. O uso pela manhã, antes do filtro solar, é o mais recomendado.

5) Protetor solar

Use diariamente protetor solar no rosto e no corpo. Além de combater o envelhecimento precoce, o cosmético ainda protege a pele dos efeitos nocivos dos raios de sol que podem provocar câncer de pele. E tem mais: ele também protege contra o aparecimento de manchas, flacidez e rugas.

No dia a dia, devem ser usados produtos com pelo menos FPS 30, reaplicado 3 vezes ao dia. Porém durante exposições mais prolongadas ao sol o fator deve subir para 50 ou mais e a reaplicação de ocorrer a cada 2 horas e após suar e entrar na água.

Hoje temos filtros de qualquer tipo: com base, seco, hidratante, com vitaminas e até alguns que diminuem a oleosidade da pele. Então, não tem desculpa nenhuma para deixar de usar.

E tem um detalhe bem importante: providencie um protetor solar específico para o rosto e outro para o corpo. A pele da face é mais delicada e precisa de um produto que respeite essa diferença.

6) Limpeza de pele

Se realizada por uma esteticista habilitada, ajuda muito.

Ela serve para prevenir a formação de cravos, diminuir o desencadeamento de inflamações (prevenindo as lesões de acne), melhora a circulação, remove as células mortas e facilita a penetração de ativos de dermocosméticos na pele.

Por

Dra. Giane Pelegrini

Médica Dermatologista CRM/SC 11585 RQE 12128

Edifício Seixas Business Tower
Rua Dr. Nereu Ramos, 197 • Sala 805 (esquina com Av. Marcos Konder – ao lado do Hospital Marieta) Centro – Itajaí |SC

(47) 3311-3223 | 98866-8336
http://www.gianepelegrini.com.br
FACEBOOK – @dra.giane.pelegrini
INSTAGRAM – @dra.giane.pelegrini

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s