Educando com sabor

Além do ensino em sala de aula, o CE “Pintando o Sete” investe em atividades extracurriculares que são muito importantes para o desenvolvimento integral das crianças. Por meio delas, os pequenos podem adquirir habilidades e competências e experimentar o mundo de diferentes formas. Exemplo disto são as aulas de culinária ministradas por uma profissional nutricionista, que acontecem no espaço “ABC do Sabor”, uma cozinha toda equipada e adaptada para atender nossos alunos, pois entendemos que alimentação saudável é uma questão de educação. A cozinha e a alimentação têm um papel fundamental na maturação nutricional das crianças.

O principal objetivo dessas aulas é desenvolver hábitos saudáveis de alimentação, além de estimular o paladar para a apreciação e degustação dos mais variados sabores. Outra percepção importante a se desenvolver por meio das aulas de culinária é a oportunidade que as crianças têm de fazer e experimentar alimentos que são preparados por elas mesmas, além de aprenderem sobre medidas e quantidades, segurança com os utensílios da cozinha, se conscientizarem sobre o lixo produzido, desperdício, cuidado e respeito à natureza.  Ao prepararem os alimentos os alunos aprendem a trabalhar em equipe, ter noções básicas de higiene, praticam a paciência e constroem uma relação com a alimentação saudável. A criança pode estar mais aberta a experimentar novos gostos, desenvolver um paladar mais eclético e terá mais chances de manter uma alimentação de qualidade no futuro. As crianças associam a alimentação com um momento de prazer, de socialização e integração. É a possibilidade de tornar a aprendizagem mais significativa, descobrindo sabores, cheirando e identificando aromas, amassando e sentindo texturas, consistências e volume.

Estas aulas tornam-se uma ferramenta para mostrar aos pequenos que o alimento é um aliado no crescimento e desenvolvimento do seu corpo. Existe também a vantagem desses momentos serem um referencial de alimentos diferentes e desconhecidos pelas crianças, esse contato pode começar na escola e acompanhá-las mundo afora.

Por

Susana Mara Nunes

Coordenadora Pedagógica

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s