A importância da educação infantil no desenvolvimento da criança

A educação infantil é a primeira etapa da educação básica e destina-se a crianças de zero à cinco anos, visando proporcionar condições adequadas de desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social, promovendo a ampliação de suas experiências e conhecimentos. As primeiras experiências de uma criança são as que marcam profundamente e quando positivas, tendem a reforçar ao longo da vida as atitudes de autoconfiança, de cooperação, solidariedade e respeito. Para Antunes (2006) se a ciência mostra que o período que vai da gestação até o sexto ano de vida é o mais importante na organização das bases para as competências e habilidades desenvolvidas ao longo da existência humana, prova-se que a etapa educacional referente a essa faixa etária é imprescindível para o desenvolvimento.

Assim sendo a educação infantil é de extrema importância no desenvolvimento integral da criança, ao estimular e proporcionar relações sociais e desenvolvimento afetivo. Além disso, outro aspecto a ser considerado nesta fase escolar é a conquista da autonomia, como um processo contínuo, incentivando a criança aos cuidados com o corpo, a organização de seus materiais e brinquedos, a colaboração na arrumação da sala, estimulando à responsabilidade,
expressão de opiniões e a aquisição de hábitos saudáveis.

A escola nesta fase deve ser um lugar de socialização e possibilitar ao educando participar de projetos e escolhas que irão contribuir para o seu crescimento como cidadão. A sala de aula deve se tornar um ambiente mágico com cores, personagens, brinquedos e muitos elementos que atraiam as crianças e despertem para a curiosidade e o descobrir, num ambiente instigador e agradável. É importante que se entenda que o trabalho realizado em sala de aula vai
muito além de apenas cuidar, o professor procura formas pedagógicas para inserir os jogos e brincadeiras na educação de seus alunos, fazendo que o conhecimento evolua livremente. Por meio desse processo a criança começa a entender seu papel na sociedade e enxergar formas de interagir e aprender junto com os demais. Na educação infantil, ao conviver com seus pares, a criança tem mais facilidade de entender e se colocar no lugar do outro, criando sentimento de empatia.

Destacamos a relevante tarefa dos pais na escolha de uma escola de educação infantil, que se comprometa com a educação em sua abordagem plena, visto que se trata da etapa mais significativa da vida de uma criança.

Fonte:
http://portal.mec.gov.br
http://portaleducacao.com.br

Por

Susana Mara Nunes
Coordenadora Pedagógica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s