Cores: personalidade e transformação

As cores têm o poder de transformar e enriquecer os ambientes. Sabe aquele cantinho que muitas vezes está com aspecto vazio ou sem graça? Você pode transformá-lo em um espaço totalmente novo e especial!

Ao incrementar cor aos espaços agregamos identidade, potencializamos contrastes, aproveitamos os estímulos que cada cor traz consigo, além de explorarmos a criatividade! Com o uso das mais diversas tintas, é possível alongar, estreitar, alargar e encurtar os ambientes. Além de reduzir o custo dos projetos, ao substituir papeis de parede ou outros revestimentos mais caros.

Além do tradicional uso das cores, através de elementos pontuais que fazem composição ou trazem um ponto focal na decoração, as pinturas coloridas nas paredes e tetos tem sido um grande diferencial nos projetos. Que tal colocar a mão na massa e dar uma cara nova a algum ambiente? Aventure-se com o famoso DIY – Do It Yourself (ou faça você mesmo, em português).

Dentre inúmeras opções de cores, surge a dúvida: Que cor escolher? Não há regras para a criação, mas nossa dica é atentar-se com os tons já existentes no local e com a mensagem que você quer passar. O círculo cromático também pode ajudar nessa escolha! Confira algumas ideias para inovar incluindo cor em seu espaço.

“Half painted wall” / Meia Parede

Trazem a sensação de continuidade e linearidade ao espaço. Podem ser pintadas faixas a meia altura ou até próximas a altura total, mas cuidado: atente-se sempre aos tons e alturas para que o ambiente não pareça mais baixo que o normal!

 

Delimitando espaços ou efeito caixa

A pintura de duas ou mais paredes, juntamente com o teto (ou parte dele) traz o efeito “caixa”ao ambiente, criando-se um novo espaço dentro de um ambiente como um todo. Essa delimitação pode ser usada, por exemplo, para delimitar o espaço de entrada da sua residência, um cantinho de leitura ou espaço de bar/café.

 

Substituindo objetos por pinturas

Abusando da criatividade é possível criar móveis e objetos como cabeceiras, quadros e desenhos! Economia e exclusividade!

Parede e porta colorida

Como ponto de destaque, as portas coloridas no lado inteiro da residência são um charme que enriquecem o ambiente. Outra opção é pintar não apenas a porta, mas toda a parede em que ela está incluída e até a parede lateral a ela, trazendo um ar descontraído e repleto de personalidade.

Por

Laisy Porto Munari

Designer | (47) 99912-0287

Leslye Mary Costa

Arquiteta e Urbanista

CAU A156135-9 | (49) 99933-8263

lm.arquiteturaeinteriores@hotmail.com

@lm.arquiteturaeinteriores

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s