Cuidar da mente

Mente sã em corpo são, diz o antigo adágio latino. Assim como cuidamos do corpo com boa alimentação e atividade física, assim também é necessário cuidar de quem comanda o corpo: a mente. Alimentar com bons pensamentos, exercitar a calma, a tolerância, a compreensão, com relaxamento, meditação, afirmações, boas leituras. Para o corpo um bom banho diário, para a mente uma boa limpeza diária. Jogar na lixeira os pensamentos doentios. Todos os dias. O cérebro processa tudo, o tempo todo.

A mente governa o corpo, essa é a lei. Portanto é necessária uma vigilância contínua sobre os pensamentos. Sobretudo evitar conflitos, brigas, divisões, discussões que só aumentam o problema. Vivemos tempos de radicalizações e hostilidades, verdadeira torre de babel, quando deveríamos aproveitar os avanços tecnológicos para nos entender mais.

Trabalhar, ser honesto, coerente, responsável, praticar o amor ao próximo como a si mesmo, fazer o bem e somente o bem, esse é o caminho. Parece que os ensinamentos de Jesus, Buda e tantos outros sábios estão ficando ultrapassados, substituídos por ideologias desagregadoras de ódio, luta de classes, como uma epidemia: a ideia de culpar os outros pelo insucesso ao invés de cada um assumir a sua parte. Direitos derivam de deveres cumpridos.

Nossos antepassados tiveram que abandonar a terra natal e enfrentar todo tipo de dificuldades. Recomeçar do nada. E venceram. Geraram progresso. É estranha hoje a insatisfação de boa parte da humanidade quando deveria erguer as mãos ao céu por tanto progresso herdado. Parar de só protestar e reivindicar, e começar a fazer a sua parte. Para o bem de todos. Tudo o que temos hoje, alguém construiu. Recebemos muito. É preciso merecer.

Por

Ivo Fachini

Psicoterapeuta

http://www.ivofachini.com.br

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s