Rinoplastia – harmonizando o contorno facial

A aparência do nariz é responsável por grande parte da harmonia facial, principalmente devido à sua posição no centro da face. Um belo nariz ganha posição de evidência, sendo que pequenas alterações no seu formato podem gerar desequilíbrios entre as unidades estéticas da face.

A cirurgia do nariz, ou rinoplastia, visa justamente restaurar este equilíbrio. Ao longo dos anos, várias técnicas foram desenvolvidas para adequar o formato do nariz às características individuais da face de cada paciente. Os novos conceitos focam na obtenção de uma melhora estética, obtendo um resultado natural e sem estigmas de nariz “plastificado”. É uma cirurgia compensadora, desde que as expectativas em relação ao resultado sejam realistas.

A rinoplastia é uma cirurgia tanto estética quanto funcional, pois alguns sintomas respiratórios causados principalmente por desvios no septo nasal, podem ser corrigidos no mesmo ato cirúrgico, tendo impacto significativo na qualidade de vida.

As antigas técnicas de cirurgia do nariz consistiam e se limitavam à retirada, muitas vezes exagerada, de porções da cartilagem, causando a perda da estrutura do nariz e posterior dificuldade respiratória, além do pobre resultado estético.

As técnicas de rinoplastia atuais tem como princípios básicos esculpir as cartilagens e os ossos de forma simétrica, fortalecer o esqueleto nasal com o uso de enxertos e pontos de fixação e manter a função respiratória íntegra.

Além disso, vários objetivos podem ser alcançados com essa técnica, como: redução ou aumento do tamanho do nariz, alteração na forma da ponta e dorso nasal, redução da largura das narinas, adequação do ângulo entre o nariz e o lábio superior e correção de sequelas de traumatismos.

Por

Dr. Marcelo Borba | Cirurgião Plástico

CRM 17109 | RQE 9034

Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

(47) 3363-5449 | (47) 9 9617-8018

Rua: 2950, 117 – Ed. Acquabella, Térreo, Balneário Camboriú, SC

Instagram e Facebook: kliniksaude

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s