Entendendo o ser humano

Para entender o ser humano criamos várias classificações. São tendências, aproximações, pois cada ser é único. Na astrologia os signos caracterizam os humanos em doze grupos, de acordo com a data e local de nascimento e a posição dos astros naquele momento. Na psicologia clássica temos os fleumáticos, coléricos, sanguíneos e melancólicos. Temos os extrovertidos e introvertidos, pragmáticos e idealistas, racionais e emocionais, e outros tipos.

Os pragmáticos ou racionais ou extrovertidos são ligados ao mundo exterior, material, querem ter, possuir. São tendências comuns ao primeiro menino e primeira menina do casal. Voltados para a prática, engenharias e exatas. São menos carentes, pois normalmente receberam muita atenção dos pais. Como a maioria dos casais tem em média dois filhos, os pragmáticos predominam. Em famílias com muitos filhos, predominam os idealistas.

Os emotivos ou idealistas ou introvertidos são ligados ao mundo interior, do sentimento, da emoção. Voltados à religião, filosofia, e ciências humanas. Tem dificuldade de aceitar o mundo real, pois no seu mundo ideal tudo é perfeito. É o mundo de Platão. Podem viver grandes amores em segredo, sem revelar. É o amor platônico, em que o sentir parece suficiente. Carentes e sensíveis. Sofrem quando não correspondidos.

A ideia é que os seres humanos se entendam nas diferenças. Que cada um explore as suas caraterísticas, pois qualquer perfil tem pontos fortes e pontos fracos. Identificou-se em alguma caraterística? Conhece pessoas que se encaixam nelas? Consegue ver valor nas diferenças? Todos podemos agregar novas caraterísticas, pois nada é imutável.

Por

Ivo Fachini
Psicoterapeuta
http://www.ivofachini.com.br

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s