Verão e os cuidados com a pele dos pequenos

Com as férias nós vamos à praia, aos parques, tomamos banho de piscina … e, é claro, tudo isso, nos expondo ao sol. Só que para que todas essas atividades sejam prazerosas precisamos cuidar da nossa pele e com as crianças esse cuidado é ainda mais importante e deve ter atenção redobrada.

Primeiro é preciso ficar atento ao uso de protetor solar, principalmente na praia e na piscina. O bebê antes dos 6 meses de idade não deve ser exposto diretamente ao sol e não deve usar protetores solares.  Após os 6 meses o bebê não deve ser exposto entre as 10 e 15 horas. Nessa faixa etária, a melhor medida de foto-proteção é a mecânica, ou seja, uso de roupas, chapéu e sombra. O uso de protetor é recomendado, e a mamãe deve escolher protetores com FPS superior a 60 e proteção UVA, além disso, escolher produtos específicos para crianças.

Para crianças de 6 meses a 2 anos, a orientação é usar de preferência protetores compostos totalmente ou em maior parcela por filtros inorgânicos (físicos). Já as crianças maiores de dois anos, a preferência é por protetores com resistência à água e de fácil aplicação. A aplicação deve ser feita com o mínimo de roupa possível, 15 a 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicado a cada 2 horas ou após imersão na água.

Além disso mamães e papais, a hidratação é fundamental nos dias com temperaturas mais altas, a ingestão de líquidos deve ser maior, por isso a dica é sempre oferecer água e sucos aos nossos pequenos.

Muitas vezes sou questionada no consultório sobre a idade ideal em que os bebês podem ser levados à praia ou piscina.  Antes de tomar essa decisão, reflita se essa situação vai ser confortável ou não para o bebê. Exemplo, a água do mar pode estar numa temperatura agradável para um adulto, mas e para o bebê, será que não é muito fria?  Lembre-se que a sensação térmica de um adulto é diferente de um bebê.

Se você tiver dúvida, questione sempre a médica pediatra do seu filho. Ela vai poder lhe orientar da melhor forma possível. Afinal, o que mamães, papais e pediatras querem é garantir a saúde das nossas crianças!

E aí, preparados para cuidar muito bem dos nossos pequenos nestes dias quentes?

Por

Dra. Marlana Aparecida Kusama

Pediatra – CRM 22750 / RQE 13338

(47) 99202-1908  / 99225-9206

Av. Osvaldo Reis, 3281 – sala 1003

Riviera Businees & Mall, Itajaí – SC

Instagram: @dramarlanakusama

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s