Os cuidados com a saúde da mulher

Os cuidados com a saúde da mulher transcendem a atenção dispensada aos aspectos cardiovasculares. No entanto, as doenças cardiovasculares, de acordo com o período etário, podem ser responsáveis por até 92% da mortalidade feminina. Sabe-se que o risco relativo de acometimentos cardiovasculares é crescente e acompanha o avanço da idade, de modo que é no período do climatério, mais precisamente durante a pós-menopausa, que ocorre o grande aumento da morbimortalidade feminina. Assim, o climatério destaca-se como um período etário de potencial risco para a saúde da mulher, pois nele percebem-se alterações importantes que cursam para acometimentos cardiovasculares e prejudicam o bem-estar e a qualidade de vida da mulher.

Os efeitos da terapia hormonal sobre o risco cardiovascular ainda não são conclusivos e, por esse motivo, tal conduta não é indicada para a prevenção cardiovascular da mulher pós-menopausa.

O exercício físico específico é uma conduta amplamente empregada e reconhecida que se contrapõe a várias das manifestações que podem ser desencadeadas nesse período da vida da mulher. Nesse sentido, a prática regular de exercícios físicos prescritos de modo individual promove adaptações cardiovasculares e metabólicas que reduzem o risco cardiovascular, além de causar modificações psicológicas e sociais. Todas essas alterações culminam na melhora da saúde da mulher. Portanto, ao se pensar em prevenção ou mesmo profilaxia da saúde feminina, obrigatoriamente deve-se incluir a prática regular de exercício físico prescrito e acompanhado por um profissional.

Por

Raphael Mello Block

CREF 004547

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s