Viver é escolher

Talvez o maior dom do ser humano seja a liberdade de escolha. Escolhas acertadas são recompensadas. Escolhas erradas são punidas.

A vida inicia sem escolhas. Não escolhemos onde e quando nascer, família ou país. Nem se nasceremos menino ou menina, hétero ou gay, rico ou pobre. A partir da infância, dependendo das condições, podemos escolher entre estudar ou não. E o conhecimento adquirido ou não, vai determinar o trabalho que faremos, a profissão a seguir. Então escolhemos entre trabalhar de fato ou depender de quem trabalha por nós.

No trabalho podemos escolher a dedicação e prosperar, ou fazer o mínimo. Podemos escolher casar ou não, ter filhos ou não. Seguir uma religião ou não. Ser educado, gentil, honesto, ou o contrário.

Se a humanidade inteira fizesse escolhas acertadas, e para isto tivesse condições, viveríamos num paraíso. E por que não? Alguns países conseguiram uma boa evolução. Vamos lembrar Buda: a luta da humanidade não é entre o bem e o mal, mas entre a sabedoria e a ignorância. Ou repetindo Sócrates: se todos conhecessem o bem, ninguém praticaria o mal.

Isso nos remete para a importância decisiva da família, da escola, e da política. Se a família oferecer uma estrutura sólida, a escola um bom conhecimento e não ideologias, e a política for o exercício do bem comum, poderemos suprimir os altos custos da justiça e da repressão à violência e à corrupção, e ao alto custo do estado, bancado por quem trabalha e produz. Bastaria a honestidade de cada cidadão, de acordo com sua consciência. Tratar ao próximo como a si mesmo. É o mínimo senso de justiça. E de caráter. Valores humanos básicos.

Por

Ivo Fachini
Psicoterapeuta
http://www.ivofachini.com.br

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s