O Processo de aprendizagem e as emoções

A maneira como a aprendizagem da leitura for experenciada pela criança determinará o modo como ela perceberá a aprendizagem em geral, a maneira como ela passará a perceber-se a si mesma como um aprendiz e, até mesmo, como uma pessoa.

E isso porque as emoções fazem parte da evolução da espécie humana e, obviamente, do desenvolvimento da criança e do adolescente, constituindo parte fundamental da aprendizagem humana. Sem dispor de funções de autorregulação emocional, a história da Humanidade seria um caos, e a aprendizagem da criança e do adolescente, um drama indescritível, as emoções tomariam conta das funções cognitivas e os seres humanos só saberiam agir de forma impulsiva, excitável, eufórica, episódica e desplanificada. Eis a razão do porquê o cérebro humano integra inúmeros e complexos processos neuronais de produção e de regulação das respostas emocionais.

Contudo, o processamento de informação do ser humano não é igual ao processamento de informação do computador, ele avalia numa perspectiva emocional e não meramente racional ou algorítmica, ele dá colorido afetivo instantâneo à informação e orienta-a subjetivamente para tomar decisões.

Desta forma, a importância da psicologia no processo ensino-aprendizagem reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto porque a educação se desdobra em múltiplos contextos nos quais as pessoas vivem e participam definidos como âmbitos educativos.

Por

Sara Cruz Frota

Psicóloga CRP 12/16061

Psicóloga Clínica

Psicologia Organizacional

(47) 98410-1800 

frotasara@gmail.com

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s