Mitos e fatos sobre a COVID-19

COVID-19 é uma doença nova, muito ainda está sendo aprendido sobre como ela se espalha e a gravidade da doença que causa. À medida que as notícias da pandemia continuam dominando as manchetes em todo o mundo, algumas mídias sociais e sites da internet compartilham informações erradas, e estão circulando mitos.

Abaixo estão alguns dos principais mitos e fatos da doença:

Os secadores de mãos podem matar a COVID-19?
Evite os secadores de mãos. A razão para isso é que eles apenas aumentam a circulação de ar dos vírus, pois esse ar, seja ele quente ou não, sopra contra suas mãos. Isso foi bem demonstrado com outros vírus.

Devo evitar usar meu secador de cabelo?
Desde que você não esteja doente com tosse ou febre ou tenha sido exposto a alguém que tenha exibido esses sintomas, não vejo problema em usar um secador de cabelo. Não há literatura médica que sugira que isso represente um risco.

Borrifar álcool ou cloro no meu corpo pode matar a COVID-19?
Você não deve borrifar álcool ou cloro no seu corpo. Essas soluções devem ser usadas em superfícies duras. Para o seu corpo, use água e sabonete comum. Existem agentes de tensão superficial no sabonete, o que remove a atração eletrostática do vírus para a pele, destrói a cápsula viral e remove os óleos e as mucosas que podem estar em seu corpo, nos quais o vírus pode viver. E você está, com o atrito, literalmente levando o vírus embora com a água.

Preciso lavar minhas mãos em água fervente?
Não, você não precisa usar água quente. Tanto água morna quanto fria funcionam tão bem quanto água fervente. É mais importante lavar de maneira adequada. Suas mãos têm óleo nelas e os vírus aderem a esse óleo. Eles têm uma carga eletrostática neles. Mas quando você está lavando com sabão, esfregando fisicamente, o atrito está lavando o vírus e o sabão danifica o vírus. É a coisa mais eficaz que sabemos fazer. É por isso que os cirurgiões, por exemplo, esfregam as mãos tão cuidadosamente antes de entrarem na sala de cirurgia. Funciona e funciona muito bem.

Ao lavar as mãos, siga estas etapas:

  • Molhe as mãos com água corrente limpa, morna ou fria.
  • Aplique sabão e ensaboe bem.
  • Esfregue as mãos vigorosamente por pelo menos 20 segundos. Lembre-se de esfregar todas as superfícies, incluindo as costas das mãos, pulsos, entre os dedos e debaixo das unhas.
  • Enxague bem.
  • Seque as mãos com uma toalha limpa ou seque-as ao ar.

A lavagem regular do nariz com soro fisiológico pode ajudar a prevenir a infecção pela COVID-19, ou o uso destes aumentará minha chance de contrair a COVID-19?
Os enxaguamentos nasais demonstraram ser predominantemente eficazes com sinusite e alergias. Não há evidências diretas de que a solução salina impeça a COVID-19, nem aumente o risco de infecção.

Comer alho pode ajudar a prevenir a infecção pela COVID-19?
O alho ajudará apenas no que diz respeito a facilitar o distanciamento social. Não há evidências de que o alho proteja as pessoas do vírus.

Posso me proteger gargarejando água sanitária?
Houve informações compartilhadas na internet onde pessoas falam sobre gargarejar alvejante diluído e também colocar alvejante em plugues de algodão e colocá-los no nariz. Essas são coisas extraordinariamente perigosas e inúteis de se fazer.

Os antibióticos podem matar a COVID-19?
Nenhum antibiótico pode matar um vírus. Os antibióticos devem ser usados apenas quando houver co-infecção documentada e conhecida com bactérias.

Posso usar meu próprio desinfetante para as mãos?
Se você não conseguir lavar as mãos com água, a segunda melhor opção é o desinfetante para as mãos. No entanto, é importante usar o tipo e a quantidade corretos de desinfetante para as mãos para que seja eficaz. Você precisa colocar nas mãos uma quantidade de desinfetante do tamanho de uma moeda de 25 ou 50 centavos que contenha pelo menos 60 por cento de álcool. Você certamente pode tentar fazer o seu próprio desinfetante, pois existem muitas receitas online, incluindo uma da Organização Mundial da Saúde.

Sobre a Mayo Clinic
A Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa e com oferecer compaixão, conhecimento e respostas a todos que precisam de cura. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic, para obter outras notícias da Mayo, e Uma Visão Interna da Mayo Clinic, para mais informações sobre a mesma.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s