MENTE LIVRE

Como é preciosa a liberdade. E a maior é a liberdade de pensamento. Para que funcione precisamos adquirir uma base de conhecimentos que permita escolher o que achamos melhor para nós e para nossos semelhantes. É a função da escola, o conhecimento. A educação vem de casa, ou deveria, quando os pais reúnem condições para tanto. Já tocamos dois pontos decisivos para uma vida digna: família (educação) e escola (ensino). Se uma delas falhar, ou as duas falharem, que futuro terão essas pessoas?

Países desenvolvidos investiram muito em ensino de qualidade, de forma que pessoas desenvolvidas se tornem pais educadores. Cabe ao estado o papel de oferecer ensino de qualidade. Quando o estado não cumpre sua obrigação, a iniciativa particular precisa intervir e investir. Só teremos pessoas e países livres quando o acesso ao conhecimento atingir toda a sua população. Então teremos uma consciência coletiva acima dos egoísmos típicos de países atrasados.

Enquanto não atingirmos tal nível, as pessoas continuarão sendo manipuláveis por políticos sem caráter e por ideologias acadêmicas repetidoras de teorias alienantes e sem comprovação científica. É assim que países inteiros são dominados por interesses de uma minoria que não se importa com a evolução do cidadão, e sim com as vantagens obtidas através do poder.

Resta a possibilidade do indivíduo por livre iniciativa ultrapassar a barreira, livrar-se da viseira ideológica. Terá que resistir às pressões dos que se deixam dominar. Libertar-se, deixar de ser uma mente capturada, é o caminho do progresso e da realização. Deve haver um momento na vida em que decidimos tomar conta da nossa mente e não permitir que seja invadida por quem vende ilusões para se aproveitar. Mente livre, o dom mais precioso da vida.

Por

Ivo Fachini

Psicoterapeuta

http://www.ivofachini.com.br

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s