Você já se deparou com uma pessoa que possui um olho de cada cor? Esse é um fenômeno natural que é mais comum em cães e gatos, entretanto, ele também pode afetar os seres humanos e chama atenção por onde passa. Vamos saber mais sobre ele e como isso pode acontecer?
Tipos de heterocromia
Os casos onde a pessoa tem o olho direito com cor diferente do olho esquerdo são geralmente os mais associados à heterocromia, e este é o tipo completo, porém ainda existem dois outros tipos que também mesclam mais de uma cor de olho. São eles:
Central: em pacientes com heterocromia central, ambos os olhos ganham uma cor diferente das beiradas da íris ao centro, formando uma espécie de anel colorido em volta da pupila.
Setorial: nestes casos de heterocromia, apenas uma parte de um dos olhos tem a sua cor alterada. Por exemplo, a pessoa pode nascer com os olhos azuis, mas um deles ganha uma metade de outra cor, verde ou castanho.
Causas da heterocromia
Sendo uma rara condição dos seres humanos, a heterocromia pode derivar de três causas diferentes, como heranças genéticas, onde a variedade na cor dos olhos passa de pais ou avós para seus filhos ou netos, como consequência de lesões oculares, onde o olho muda de cor após uma pancada, e por fim, o quadro de heterocromia pode ser resultado de alguma síndrome portada pelo indivíduo.
Legal né? Além disso, a heterocromia dispensa tratamento, por não afetar o modo como o portador enxerga.
Por
hosc.med.br
(47) 3367-0077
Av. do Estado, 1970, Balneário Camboriú, SC