Dia Mundial da Alergia: inverno pode agravar os quadros das alergias respiratórias

A data é comemorada amanhã (8) e serve para alertar as pessoas sobre a importância do tratamento das alergias, que, em alguns casos, podem provocar até a morte.

O inverno chegou. E durante a estação, algumas alergias e doenças respiratórias, como rinites, sinusites, asma, alergias e resfriados surgem com mais frequência, em virtude das baixas temperaturas e do clima seco, atingindo facilmente mais pessoas e agravando os quadros das alergias respiratórias. Para alertar as pessoas sobre a importância do tratamento das alergias, que, em alguns casos, podem provocar até a morte, no dia 08 de julho é comemorado o Dia Mundial da Alergia.

A pneumologista pediátrica, alergologista e imunologista do Hospital Dia do Pulmão, centro de referência na área respiratória de Blumenau (SC), Dra. Caroline Gabriele Bernardes, alerta que em tempos de pandemia, é preciso ficar atento para não confundir os sintomas. “Ao contrário do que acontece em pacientes diagnosticados com a Covid-19, as alergias não causam febre. Os sintomas mais comuns são: espirros, coriza, obstrução nasal, coceiras no nariz, ouvido, garganta, tosse e falta de ar”, diz.

As alergias respiratórias atingem grande parte da população mundial. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 40% das pessoas sofrem com algum tipo de alergia. A médica revela que entre as alergias respiratórias mais comuns estão a rinite e a asma. “A asma, por exemplo, consiste no estreitamento de canais de ar dos pulmões, mais conhecidos como brônquios, o que dificulta a respiração causando tosse seca, chiado e sensação de aperto no peito. A doença, pode surgir na infância e não tem cura, entretanto, possui tratamento que, na maioria dos casos, permite vida normal, evitando as crises e gravidades”, afirma Dra. Caroline.

A médica explica que a rinite é ocasionada pela inflamação aguda ou crônica, infecciosa, alérgica ou irritativa da mucosa nasal e que no inverno é mais frequente por conta da maior proliferação de bactérias, ácaros e dos vírus que ocasionam as doenças respiratórias em roupas de inverno e cobertores que ficam guardados durante as outras estações e acabam desencadeando as crises de alergia. “Entre os sintomas, podemos destacar os espirros, tosse seca, coceira no nariz, coriza nasal clara e lacrimejamento dos olhos”, conclui a pneumologista pediátrica, alergologista e imunologista do hospital.

Sobre o Hospital

O Hospital Dia do Pulmão (HDP) atua em Blumenau desde 1982, com prestação de serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias. Destacam-se nesta trajetória pioneira, a introdução da fisioterapia respiratória e pneumologia pediátrica.

Além de atendimento nas áreas de pneumologia, alergologia, otorrinolaringologia e cirurgia torácica, o Hospital Dia do Pulmão conta com serviço de Pronto Atendimento, consultórios, exames e tratamentos que permitem o atendimento, diagnóstico e tratamento sequencial nas dependências do HDP.

Essa abordagem permite conduzir 99.39% dos pacientes na estrutura do Hospital Dia do Pulmão, o que permite a desospitalização do atendimento. Somente 0,61% dos pacientes atendidos pelo HDP são encaminhados para os hospitais convencionais.

No início de 2020, o Hospital Dia do Pulmão reestruturou o Setor de Pronto Atendimento, separando os atendimentos dos pacientes adultos e pediátricos.

Outro diferencial da área de imunizações é a nova estrutura física com acesso externo, localizada ao lado do Laboratório de Análises Clínicas Hemos, pessoal dentro de parâmetros sanitários e técnicos internacionais, passando pela monitorização do transporte, conservação (central de refrigeração com sistema de backup que inclui gerador de energia) e manuseio por equipe certificada e treinada especificamente nesta atividade.

Recentemente implementou a ativação da consultoria de vacinas, que permite análise via WhatsApp das carteiras de vacinações, orientações e até agendamentos como o diferencial que caracteriza o HDP ao longo dos seus 37 anos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s