A COVID-19, nome científico do novo coronavírus, surgiu em dezembro de 2019 no oriente, mais especificamente na cidade de Wuhan, China.
Atingindo principalmente o sistema respiratório dos infectados, se trata da mutação de um vírus pré-existente que se espalha facilmente, tendo infectado e levado a óbito milhares de pessoas ao redor do mundo, a ponto de ser classificado como uma pandemia.
Cuidados com os olhos:
Para quem usa lentes e tem contato direto entre as mãos e os olhos, os cuidados redobram, considerando que as unhas servem como esconderijos para vírus e bactérias.
Mas mesmo quem não usa óculos ou lentes pode se contaminar e se prejudicar, afinal, coçar ou friccionar os olhos, além de ser um grande risco de contaminação, pode ainda ferir e desencadear sérios problemas de visão.
Para garantir uma assepsia correta, preparamos um passo a passo de como utilizar o álcool em gel:
01 – Aplique o álcool em gel;
02 – Realize movimentos circulares;
03 – Friccione entre os dedos;
04 – Friccione também do lado de fora das mãos;
05 – Faça uma concha com as mãos para as pontas dos dedos;
06 – Segure e gire os polegares;
07 – Com os 4 dedos friccione as palmas;
08 – Espere suas mãos secarem!
Quais os sintomas?
Dentre os sintomas do coronavírus, alguns se assemelham a uma gripe, como febre, tosse seca e espirros, e caso você perceba algum deles, evite sair de casa e peça ajuda através dos números de emergência 190, 193 e 199, ou ainda pelo Disque Saúde, em 136.