Generosidade na infância: uma face importante em meio a pandemia

Estamos vivendo um momento histórico para várias gerações, e é de suma importância refletirmos sobre a situação da infância neste contexto de transformações.

Durante a infância o indivíduo se situa na realidade permeando-se de afeto, e assim, estabelece relações sociais. A partir disso, como pensar no cultivo de valores e de percepções de uma criança, em tempos de corona? A crise causada pelo novo corona vírus também tornou evidente uma outra característica humana: a generosidade. Seja em qual formato for.

A empatia e compaixão são motivações muito importantes para o comportamento pró social, e o impulso de ajudar o próximo deve ser incentivado desde a infância. No início, o ato de ajudar tem pouco a ver com altruísmo, mas com o aprofundamento dos laços sociais. À medida que a criança reconhece o objetivo da outra pessoa e tenta ajudar, a ação conjunta se torna possível. A generosidade é essencial à formação de um ser humano íntegro, nobre, que sabe conviver em equilíbrio com aqueles que o rodeiam. Devemos nutrir nas crianças uma postura de se colocar no lugar do outro e pensar nas consequências de seus atos, e com isso construirmos um mundo melhor, mesmo após a pandemia.

Desta forma, podemos incentivar tais atos, mostrando para as crianças através do exemplo, dando oportunidades para que possam aprender que pequenos gestos fazem diferença na vida do outro. Neste momento, explique em linguagem apropriada à idade da criança o que está acontecendo na sociedade e partilhe histórias de profissionais da saúde, dos serviços essenciais, entre outros, que estão a trabalhar para manter toda a população segura. Levem os filhos a reflexões, este é o momento para incentivarmos valores essenciais para o ser humano. E que possamos levar conosco sempre a esperança de dias melhores.

Por
Priscila Mafra

CRP 12/16760

Psicóloga da Infância e Adolescência 

Neuropsicóloga

(47) 99187-3868

Instagram: psicologapriscilamfrar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s