Resiliência

As mudanças fazem parte do dia a dia; são cada vez mais rápidas e profundas e exigem constantes esforços de adaptação.

Pela origem inglesa, resilient remete à ideia de elasticidade e capacidade rápida de recuperação. Yunes (2001) refere que no dicionário da língua inglesa se encontram dois raciocínios para o termo: o primeiro se refere à habilidade de voltar rapidamente para o seu usual estado de saúde ou de espírito depois de passar por doenças, dificuldades etc.

A resiliência é um processo psicológico que se desenvolve ao longo da vida, a partir do binômio fatores de risco X fatores de proteção. Para Trombeta e Guzzo (2002), trata-se de uma balança equilibrada: de um lado, os eventos estressantes, as ameaças, os perigos, o sofrimento e as condições adversas que levam à vulnerabilidade, e, do outro, as forças, as competências, o sucesso e a capacidade de reação e enfrentamento, que fazem parte do indivíduo que pode ser chamado de invulnerável ou resiliente.

Ser resiliente é importantíssimo para se tornar uma pessoa mais feliz e alcançar suas metas e tem muito a ver com a capacidade de adaptação, flexibilidade e habilidade de manter-se estruturado perante a situações estressantes.

Assim, tanto para a vida pessoal como profissional, ter um alto nível de resiliência é uma característica tremendamente poderosa e útil. Ela é considerada a ‘habilidade’ profissional mais importante do século. Mas se você não é uma pessoa naturalmente resiliente, acredite que todos estamos aptos a desenvolver a resiliência e que cada dificuldade enfrentada é uma ponte para aprimorá-la, bastando apenas querer e trabalhar para isso.

Por

Sara Cruz Frota 

Psicóloga CRP 12/16061

Psicóloga Clínica 

Psicologia Organizacional

47 98410.1800 

frotasara@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s