Yoga Restaurativo

O Yoga Restaurativo é uma prática de yoga voltada ao relaxamento e restauração. São posturas suaves que ajudam a acalmar e restaurar seu corpo e mente, proporcionando assim, uma experiência de relaxamento profundo.

A nossa rotina, é repleta de estímulos e informações. Seja em casa ou no ambiente de trabalho, realizamos várias atividades e temos acesso a uma grande quantidade de informações. E querendo ou não, esse excesso de informações traz agitação à nossa mente.

Nos momentos de lazer e descanso, muitas vezes ainda estamos conectados a esse excesso de informações. Então o que nos parece ser um descanso, acaba sendo apenas o corpo parado, porém a mente continua em grande movimento. Esse movimento da mente, pode se manifestar em forma de estresse, tensões, ansiedade ou até doenças.

O Yoga Restaurativo vem para nos lembrar da importância de parar, não só o corpo, mas também a mente e o nosso ser como um todo. É autocuidado, é ter um tempo para desligar de tudo e cuidar de si.

Geralmente esquecemos de parar. Não dá tempo entre tantas coisas importantes que precisamos fazes no nosso dia a dia. Para algumas pessoas, parar é sinônimo de ócio, de estar “perdendo tempo”. Porém, essa pausa é necessária, tanto para o corpo quanto a mente. Não é à toa que há tantas pessoas com sintomas de estresse, síndrome do pânico entre outras coisas. Em algum momento do nosso dia a dia, é preciso parar, relaxar e restaurar. Esvaziar e reiniciar o nosso computador interno. E tudo muda quando fazemos essa pausa, tudo fica mais leve. O Yoga Restaurativo nos traz essa pausa.

Esse método foi desenvolvido pela brasileira Miila Derzett em 2008, inspirado na técnica da americana Judith Lasater PhD. São feitas sequências de poucas posturas, onde se permanece por período de tempo maior. Usando muito material de apoio (como bloquinhos, mantas, bolster/almofadão, tapa olhos, pesinhos e cheirinhos). Cada postura é um ninho de acolhimento, para que seja possível a entrega.

Assim como outros tipos de yoga, o Yoga Restaurativo ajuda o praticante a trazer a consciência para o momento presente, consciência na respiração, se observar, se conhecer melhor, e acessar um estado meditativo. Mas tudo isso através da entrega e relaxamento profundo, é ali que o nosso ser se restaura.

Entre alguns benefícios físicos, a prática de Yoga Restaurativo acalma a mente, equilibra o sistema nervoso, libera tensões, fortalece o sistema imunológico e as defesas naturais do corpo.

Lembre-se, você merece, pode e deve permitir-se parar e ter seu tempo para cuidar de si.

Por

Paola Zanette Chacon, praticante de Yoga e professora de Hatha Yoga e Yoga Restaurativo

Endereço: Floresça Yoga & Bem Estar | Rua Lauro Muller, 306 – sala 03 | Centro – Itajaí | (47) 9 9191-8608 

INSTAGRAM: @espacofloresca  

FACEBOOK: @OndeFlorFloresca

Site: www.ondeflorfloresca.com 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s