HYGGE

CONFORTO, ACOLHIMENTO E FELICIDADE NA VIDA E NO LAR

Você sabia que os dinamarqueses são considerados exemplo de felicidade? Isso porque eles estão sempre no topo (ou próximo dele) no ranking dos países mais felizes do mundo e trazem consigo um estilo de vida que se baseia no estilo Hygge.

Hygge: é um termo de origem norueguesa, mas muito difundido na Dinamarca. Em português pronuncia-se “húga” e não possui tradução específica. Traz um significado baseado no sentimento de bem-estar, de contentamento, aconchego, segurança e proteção. Muito mais que um estilo de vida, trata-se de explorar os sentidos, os sentimentos, as lembranças e do ato de gerar memórias, sejam elas baseadas em atividades, atitudes, elementos ou objetos que enlaçam esses significados.

O termo atenta-se ao presente e a celebração das coisas simples, remete à permissão de viver situações somente para sentir uma sensação de contentamento e realização. É um convite para recuperar o conforto de estar em casa, do prazer de fazer do lar um lugar de aconchego e acolhimento.

Neste momento de enclausuramento, vamos ser positivos. Vamos olhar para o lado bom. Talvez esse seja o momento ideal para colocarmos em prática esse estilo de vida!

Aproveite esse momento de reclusão para passar mais tempo curtindo o aconchego do seu lar com a sua família. Ou, que tal simplesmente, tomar um banho mais demorado e relaxante? Ou ainda, arrumar mais tempo para você, e colocar seus livros e séries em dia?

Aproveite também para cozinhar, seja um simples bolo, ou até mesmo uma receita de família! Investir em comfort food é um jeito prático e saboroso de aderir ao estilo de vida hygge.

A beleza desta tendência está nos pequenos detalhes e está ligada a ideia de que a arquitetura e a qualidade de vida estão diretamente relacionadas.

Traduzindo isso para a decoração, o estilo hygge é uma decoração que acolhe, é estar em um ambiente cheio de vida.

Em tempos de quarentena, como você tem se sentido dentro da sua própria casa?

Que tal colocar em prática algumas das dicas abaixo para deixar o seu lar ainda mais aconchegante?

Dentre os principais elementos da decoração baseada no estilo hygge, destacam-se:

  • O uso da madeira como elemento que aquece os ambientes, trazendo o bem-estar por meio da simplicidade e proximidade à natureza;
  • A presença de Vegetação, galhos e elementos que possuem relação com a natureza, proporcionando calma e conforto ao lar;
  • O destaque à iluminação natural e ao uso de iluminações pontuais como abajures e velas, que trazem a sensação de um ambiente mais intimista e acolhedor;
  • A integração de ambientes afim de promover a interação e melhor convivência;
  • A ênfase nas decorações em tons pastéis que transmitem maior tranquilidade; combinadas a mantas, tapetes e principalmente almofadas que tragam texturas agradáveis; presença de objetos com valor sentimental como quadros e fotografias que recordem momentos de alegria;
  • A criação de espaços para se sentar, deitar-se e/ou relaxar! Aquele cantinho com poltrona confortável para ler um livro e até mesmo uma mini biblioteca.

 

E por fim, mas não menos importante, valorize os móveis antigos e tudo que remete a memória da sua família. Que uma peça assinada tem o poder de transformar qualquer ambiente, nós já sabemos, mas, nada mais autêntico e reconfortante do que a sua história fazer parte da decoração da sua casa!

Por

Laisy Porto Munari

Leslye Mary Costa

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s