Quando buscar ajuda de um psicólogo?

Muitas pessoas só vão se convencer de que é necessário buscar apoio psicológico quando a situação já se agravou, e chegam aos consultórios esperando soluções milagrosas. Assim, não é raro vermos quem ainda associe psicoterapia como solução para “desequilíbrio” ou “loucura”.

Se as suas emoções – seja tristeza, paixão, raiva ou irritação – são intensas a ponto de você se questionar ou atrapalhar suas atividades cotidianas, talvez seja hora de buscar ajuda.

Tudo na vida precisa de um tempo de elaboração, principalmente quando algo acontece repentinamente. É natural que após algum trauma, mudança ou perda, a vida fique um pouco atrapalhada e que sintomas como tristeza, angústia, medo e dúvidas apareçam. Entretanto, é importante observar se tais sintomas e ou comportamentos se estendem por muito tempo, pois pode ser que se trate de algum transtorno emocional.

Por meio da relação terapêutica, uma pessoa é levada a conhecer aspectos de si mesma que, muitas vezes, sequer fazia ideia. Além disso, quando uma pessoa se conhece a fundo, ela consegue lidar melhor com as suas emoções e com o seu comportamento; consequentemente, lida melhor com muitos acontecimentos em sua vida.

Procurar um psicólogo pode ser de grande valia, já que, além de ser alguém que está totalmente “de fora” do seu cotidiano, é também um profissional que vai dialogar com você de forma isenta de julgamentos e preconceitos, alguém com uma bagagem de estudos e com experiência para mostrar soluções que pode ser que você não veja por si só.

Por

Sara Cruz Frota 

Psicóloga CRP 12/16061

Psicóloga Clínica

Psicóloga Organizacional

(47) 9 8410-1800

frotasara@gmail.com

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s