Confira dicas para manter sua casa quentinha no inverno!

A Arquiteta Natália Xavier fala sobre o assunto

Imagem Pinterest

Os dias mais frios vão e voltam no inverno e houveram momentos de temperaturas negativas em Santa Catarina nos últimos dias. Com estações bem definidas, no nosso Estado é assim: se faz calor, é muito quente, mas se faz frio, haja cobertor.

A verdade é que com o sol do verão, ou os dias mais fechados do inverno todos queremos passar momentos agradáveis e confortáveis dentro de casa, principalmente agora, que a “pandemia” nos convidou a permanecer mais reclusos.

Nosso inverno sempre foi reconhecido pelas temperaturas mais baixas do país, mas também podemos dizer que Santa Catarina tem uma localização privilegiada, onde inclusive pode nevar, como aconteceu recentemente na serra.

Com a paisagem mudando do lado de fora, fica o convite: porque não mudar a paisagem também dentro de casa?

A Arquiteta Natália Xavier, separou algumas dicas valiosas para deixar seu lar com a cara do inverno e aquela decoração que além de bonita, vem bem a calhar nos dias mais frios.

Distribua mantas e almofadas

Mudar os acessórios é uma opção prática e rápida. Você pode trocar a capa das almofadas por tecidos quentinhos para a sala de estar ganhar outra cara. Aposte em tons mais sóbrios, ou se preferir arrisque com as cores quentes, tons em alta também. Já as mantas podem ser de tricô, por exemplo, opção super aconchegante para colocar no sofá. 


Incremente o enxoval do quarto  

O friozinho pede mais camadas na roupa de cama. Que tal escolher tecidos flanelados, como um cobertor de microfibra ou lã? Coloque mais travesseiros e almofadas também, de preferência com tecidos quentinhos.

Renove os estofados

Aproveite o momento para trocar o tecido daquela poltrona ou sofá antigos. Os geométricos, fazem sucesso!


Aposte em lareiras portáteis

Com as opções que têm no mercado dá para aquecer qualquer canto da casa. Embutida em uma parede, em mesas ou sobre outros objetos elas também se tornam itens de design na decoração.

Mude as cortinas

Cortinas com tramas mais fechadas são uma boa pedida para proteger do frio que adentra as frestas das janelas. Opções em tons fortes, e tecidos quentes são o ideal.

Aqueça o piso com tapetes

Dá para brincar de sobrepor vários modelos na sala de estar ou nos quartos. Assim como existem os modelos mais frescos para o verão, como o de sisal e juta, que tal os mais quentes para este período, com modelos de fibra natural ou sintética.

Mude as paredes

Você pode optar por pintar com cores intensas! Uma única superfície já muda totalmente o clima, ou se preferir aplique um papel de parede. A mistura de texturas é uma tendência e está liberada. 

Iluminação

Para as estações mais frias, outono/inverno, a indicação é a iluminação mais quente. Para ter este efeito o ideal é usar as lâmpadas quentes que são as amareladas, que traz a sensação que o ambiente está mais quente do que ele realmente está, além de transmitir uma sensação de conforto e tranquilidade, que amamos nesta época do ano. Dá pra investir em luminárias também.

Fotos: Divulgação

Fotos Natália: Willian Bucholtz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s