Fique em casa! Essa é uma das frases mais ditas e ouvidas nos últimos tempos, não é mesmo? Mas, como você tem se sentido dentro da sua própria casa? Já parou para refletir sobre isso?
Nesse momento de isolamento social, você provavelmente deve ter se conectado mais com o seu lar e quem sabe até tenha o percebido melhor e reparado em detalhes que antes, na correria do dia-a-dia, passavam despercebidos.
Sua casa precisa ser reflexo do seu gosto, suas crenças, seu jeito de ser e, principalmente, ela deve contar a sua história! Você precisa sentir-se pertencente ao seu lar e a tudo que ele remete.
“Não há lugar como o lar”, “casa é onde o coração est’”, “sinta-se em casa”. Essas frases têm feito sentido para você? Se não, o que tem incomodado na sua casa? Ou ainda, o que pode ser feito para melhorar ou despertar bons sentimentos e impressões? Sabia que pequenas mudanças podem trazer enormes benefícios?
Que tal usar esse tempo em casa para mudar a sua rotina e prin- cipalmente cuidar, organizar e sentir-se ainda mais feliz dentro do seu próprio lar?
Aqui vão algumas dicas para esse período:
- Cuide da higienização. Esse pode ser o momento propício para estabelecer novas regras na sua casa. Estimule seus familiares a lavarem as mãos frequentemente e crie o hábito de trocar de roupa e tirar os sapatos ao entrar em casa. Quem sabe, criar um cantinho para deixar seus pertences logo no hall de entrada.
- Menos é mais. Se você tem a sensação de que não tem espaço suficiente para guardar os seus pertences, reflita se eles realmente têm utilidade na sua vida.
- Desapegue. Roupas e sapatos que não servem mais podem e devem ser doados, principalmente agora em época de pandemia.
- No quesito organização, o uso de caixas para categorizar objetos é uma superestratégia.
- Está trabalhando home office? Alguns fatores podem influenciar seu desempenho. Importante se atentar à iluminação do lugar que escolheu para trabalhar (use e abuse da iluminação natural). Atente-se também à altura do seu monitor e escolha uma cadeira confortável para ajudar a manter uma postura correta e evitar dores musculares e desfrute de uma boa ventilação.
Troque os objetos de lugar. Descubra assim novos modos, formatos e composições que deixarão seus espaços mais funcionais, acolhedores e cheios de personalidade.
E, por fim, mantenha bons pensamentos. Por mais diferente que o nosso cotidiano tenha se tornado nesses dias, se olharmos com carinho, é possível sempre encontrar um ponto positivo em tudo que vivemos!
Seja grato por ter um lar e saiba aproveitar e cuidar bem do seu!
E, se puder, fique em casa!
Por
Laisy Porto Munari
Leslye Mary Costa
Instagram: lm.arquiteturainteriores