Repense suas atitudes

O PLANETA, O AGORA E AS FUTURAS GERAÇÕES AGRADECEM

Você já ouvir falar sobre o Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day)? É a data que alerta que a humanidade excedeu os recursos naturais e serviços ecológicos que a Terra pode regenerar no ano. Sim, estamos consumindo muito mais do que o planeta consegue regenerar e repor. De acordo com a Global Footprint Network (GFN), a organização responsável por estimar esta data, a humanidade utiliza atualmente mais de 60% do que aquilo que pode ser renovado – o equivalente aos recursos de 1,6 planeta.

Neste ano, atingimos a data no dia 22 de agosto, três semanas mais tarde do que em 2019. E isso por causa da pandemia que se instalou ao redor da Terra. E podemos dizer que, apesar da tragédia que a Covid-19 instalou, um dos grandes aprendizados neste período de isolamento é que é possível sim, revertermos esse quadro. A data em 2020 reflete a redução de 9,3% da Pegada Ecológica da humanidade desde 1 de janeiro até ao Dia da Sobrecarga da Terra, em comparação com o mesmo período do ano passado. Porém, segundo os especialistas, a redução súbita da Pegada Ecológica está longe de ser a mudança intencional necessária para alcançar tanto o equilíbrio ecológico como o bem-estar das pessoas, dois componentes indissociáveis da sustentabilidade. Isso porque, de acordo com a GFN, vislum- bra-se um mundo pelo qual a humanidade viva dentro do orçamento ecológico do planeta por planeamento e não por catástrofe, para que todos prosperem dentro dos limites da Terra. “A humanidade tem estado unida pela experiência comum da pandemia e demonstrou como as nossas vidas estão interligadas. Ao mesmo tempo, não podemos ignorar a profunda desigualdade das nossas experiências nem as tensões sociais, econômicas e políticas que foram exacerbadas por esta ca- tástrofe global”, afirmou Laurel Hanscom, diretora executiva da Global Footprint Network.

Pequenas ações e mudanças de hábito fazem uma grande diferença e todos nós desempenhamos um papel importante na criação de um mundo onde vivemos dentro dos limites da Terra.

  • Evite o desperdício de água e comida.
  • Use os alimentos “feiozinhos” – frutas, legumes e verduras um pouco machucados ou com formato diferente do usual são tão nutritivos quanto os demais.
  • Ao comprar um eletrodoméstico, procure o selo Procel ou etiqueta do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que indicam os mais econômicos.
  • Substitua as lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas de LED.
  • Desligue o chuveiro enquanto se ensaboa ou lava os cabelos. Um chuveiro gasta a mesma energia que 54 TVs ligadas ao mesmo tempo. Se cada um dos brasileiros diminuísse em apenas 1 minuto o seu tempo diário de banho no chuveiro elétrico, a energia economizada em um ano equivaleria a mais de 10 dias de operação da usina de Itaipu, a maior usina hidrelétrica do Brasil, em sua geração máxima.
  • Acumule o máximo de peças possível para usar a máquina de lavar. Isso ajuda a economizar energia e água.
  • Não use ou use menos transportes individuais.

Descubra o tamanho da sua pegada ecológica.

Se todas as pessoas do plane- ta tivessem o seu estilo de vida, o nosso planeta seria suficiente para suprir a demanda da humanidade?

Confira o que diz a sua pegada ecológica em

footprintcalculator.org

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s