Glaucoma: Entenda quais os tipos da doença e como preveni-la

O glaucoma é uma doença ocular classificada como comum entre os brasileiros, com cerca de 150 mil casos por ano, podendo causar quadros de cegueira reversível e irreversível. Hoje nós contar a você um pouco mais sobre suas variações, tratamento e prevenção.

TIPOS DE GLAUCOMA

Segundo o CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia), os tipos possíveis de glaucoma são:

• Congênito: acontece quando o paciente já nasce com o proble- ma, que pode ser caracterizado por globos oculares aumentados e córneas embaçadas.

• Secundário: ocorre como consequência de outras situações, como cirurgia ocular, quadros de catarata avançada, diabetes, traumas ou o uso indiscriminado de colírios.

• Crônico: este tipo de glaucoma costuma atingir pacientes acima dos 35 anos de idade e pode ser desencadeado quando há a obstrução da passagem do humor aquoso pelo interior da estrutura ocular.

• De baixa pressão: ocorre quando há dano no nervo ótico; entre- tanto, não há uma elevação acima do normal da pressão intraocular.

TRATAMENTOS

O tratamento mais eficaz para o glaucoma é a cirurgia, mas um profissional qualificado saberá indicar qual ferramentas devem e podem ser utilizadas para cada quadro.

PREVENÇÃO

A melhor maneira para prevenir o glaucoma e evitar o avanço da doença é consultar-se periodicamente com um médico of- talmologista, que irá acompanhar o seu caso e saberá guiá-lo de forma personalizada.

Cuide da sua visão! O HOSC tem o prazer de ajudar você nessa jornada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s