O PERFEITO É O MURO DA MENTE

Imagine você do lado de um muro bem alto. Nesse muro está pichado, em letras garrafais, MAGRO, FLEXÍVEL, FORTE, ESPIRITUALIZADO E TRANQUILO. Esse é o muro que a maioria das pessoas que sentem vontade de praticar yoga constro- em e é esse mesmo muro que acaba afastando-as da prática. Pense comigo! Você SÓ PODE ir à praia se seu corpo for musculoso? Você SÓ PODE se apai- xonar na juventude? Você SÓ PODE ser bonito parecendo-se com alguma celebridade?

TUDO ISSO É UMA GRANDE ILUSÃO! Para ir à praia você só precisa cami- nhar até ela, para se apaixonar basta estar vivo, para se sentir bonito basta você ser você mesmo e, para praticar yoga, só precisa praticar. Pense comi- go novamente! Se você começar o yoga, mesmo não sendo flexível, espi- ritualizado, forte, magro…etc., concor- da que seria como um bebê tentando engatinhar? A diferença é que o bebê tenta, tenta, tenta…sem pensar que precisa de algo para começar. Imagine se os bebês pensassem que só poderiam começar a engatinhar quando fossem mais fortes; se pensassem assim, a musculatura deles nunca se fortaleceria, pois é o esforço, ainda que mínimo todos os dias, que os fa- zem engatinhar, para que mais à frente comecem a andar. Assim é o yoga. Ser flexível, forte, magro, espiritualizado, tranquilo…etc. pode servir como mo- tivação inicial para que você persista na prática, mas, a cada dia da sua prática, você observará que seu corpo estará mais bem alinhado, que você realiza- rá suas atividades do dia a dia, como comer, dormir, conversar, com muito mais tranquilidade e atenção e chegará o momento em que seu corpo não será mais um questionamento, porque o amor a si mesmo traz um cuidado natural, um olhar para tudo que você come, ouve, assiste e fala, porque tudo isso alimenta campos diferentes da sua mente. Quanto à mente? A raiva é um sentimento importantíssimo; ela mostra verdades, caminhos a seguir, mudanças a serem realizadas. Yoga é observação; nenhum sentimento será descartado. A meditação faz você observar a me- lhor maneira de agir e às vezes de não agir diante de seus sentimentos. Você se torna um observador de si mesmo e consegue liderar suas ações. Yoga tem como objetivo melhorar seu dia a dia, suas atividades e relações, o yoga agrega à sua vida, à sua rotina. Você viverá sua vida com o yoga.

Compartilho meu antigo muro. Achava que, por ser hiperativa
não religiosa e pouco flexível em comparação com outros professores, o yoga não era para mim. Grande engano! Todos são bem-vindos ao yoga. O objetivo é o encontro de cada um com sua essência, uma linda apresentação de você para você mesmo, porque a única coisa que você pode controlar são suas ações. Um vírus está dando a volta ao mundo nos mostrando isso. Então, que tal começar hoje com 3 minutos de respiração consciente? Que tal convidar quem mora com você a se fortalecer junto?

YOGA É PARA TODOS!

YOGA É PARA VOCÊ!

Por

Karta Dhayan

Professora de Kundalini Yoga e Yogaterapeuta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s