Debate online sobre o uso da Cannabis no tratamento de doenças raras

Evento acontece em 18 de novembro

O Debate Cannabis e Doenças Raras acontece no dia 18 de novembro às 19h pelo site https://festivalraridades.com.br/ gratuitamente e reúne pacientes, profissionais e especialistas na utilização e regulamentação de cannabis em tratamento de doenças raras.

O debate visa discutir a fundo os mitos, benefícios, evidências científicas e entraves burocráticos e jurídicos do uso e cultivo da cannabis para o tratamento de doenças raras.  Também serão abordados o substitutivo ao Projeto de Lei 399/2015, que discute a regulamentação do cultivo de produtos à base de cannabis para fins medicinais e industriais e as experiências de pacientes que adotaram a cannabis em seus tratamentos.

Para debater estes e outros temas foram convidados Viviane Sedola, fundadora da plataforma Dr. Cannabis que conecta pacientes e médicos que recomendam tratamento com maconha medicinal, a advogada Margarete Brito, importante ativista da cannabis medicinal no Brasil, a pedagoga Tatiana Moraes Costa, graduada em Ciências Biológicas e paciente da doença rara chamada Machado-Joseph, Ailane Araújo, que tem vasta experiência no manejo e ensino de cannabis medicinal, e o deputado Luciano Ducci, relator do projeto de lei sobre a liberação de medicamentos formulados com a planta cannabis, o PL 399/15.

O debate tem mediação da advogada Maria José Delgado, fundadora e CEO da MJDFAGUNDES – Consultoria Especializada em Saúde.

Há cerca de 7 mil doenças raras descritas, sendo 80% de origem genética e 20% de causas infecciosas, virais ou degenerativas. Somente no Brasil, 13 milhões de pessoas vivem com essas enfermidades, de acordo com dados do Ministério da Saúde. (http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/2909-28-02-dia-mundial-das-doencas-raras).

O estudo sobre a utilização de medicamentos à base de cannabis tem avançado e trazido esperança a estes pacientes. Milhares já utilizam e melhoraram a qualidade de vida com a diminuição dos sintomas, da dor.

O debate vem ao encontro da importância de incluir a população na discussão sobre este tema, podendo auxiliar muitas famílias em relação à utilização, tratamento, legitimação e regulamentação do uso medicinal da cannabis em caso de raridades e outras doenças.

Sobre o Festival Raridades

A ABRAF – Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e

Doenças Correlatas promove a primeira edição do Festival Raridades, de 1º a 25 de novembro, com programação gratuita de Cinema, Artes, Música e Debates, para conscientização da população sobre doenças raras, além de homenagear os pacientes dessas doenças, familiares, profissionais e cuidadores que se dedicam a essa causa.

Serviço do Debate Cannabis e Doenças Raras

Data e horário: 18/11, às 19h

Participantes: Viviane Sedola, Tatiana Moraes Costa, Margarete Brito, Ailane Araújo e deputado Luciano Ducci

Moderação: Maria José Delgado 

Site para inscrição e participação: https://festivalraridades.com.br/

Serviço – Festival Raridades

Data: 1 a 25 de novembro de 2020

Online e gratuito

Programação: https://festivalraridades.com.br/

Classificação etária: livre

Contato

Telefone: (11) 93020-4747

E-mail: contato@festivalraridades.com.br

Redes Sociais Abraf

http://www.facebook.com/hipertensaopulmonar

http://www.instagram.com/hipertensaopulmonar/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s