Nove ambientes abordam o novo morar no Janelas CASACOR /SC

Até 08 de dezembro, os espaços/vitrines poderão ser conhecidos nos shoppings da Almeida Junior e por meio do Tour Digital no site oficial do projeto Janelas CASACOR

O Janelas CASACOR / Santa Catarina apresenta a produção de arquitetos e designers de interiores convidados que refletem – a partir dos seus ambientes – sobre os momentos incertos do agora, as mudanças de comportamento e rotina que impactam na espacialidade e na relação dos moradores com seus lares. As prioridades eleitas entre quatro paredes, na convivência com a família e na reorganização do que é íntimo e coletivo. 

O projeto estreia em Santa Catarina como um importante documento deste tempo vivido e em resposta à pandemia, escrito pelo elenco que aceitou o desafio de criar um canal de diálogo acerca do “viver”, do “morar”. Pela primeira vez, a exposição física dos espaços/vitrines acontece em quatro cidades catarinenses por meio de uma parceria com os shoppings da Almeida Junior em Balneário Camboriú, Blumenau, Criciúma e Grande Florianópolis. Outra novidade desta edição é a jornada virtual, que permite aos visitantes acesso aos ambientes e todo o conteúdo produzido, inclusive o Guia Digital, no site oficial www.janelascasacor.com em cartaz até 08 de dezembro. 

“Seguindo todas as medidas sanitárias, o Janelas CASACOR inaugura um novo formato no meio físico com a exposição dos espaços/vitrines nos shoppings da Almeida Junior. E estimula a jornada virtual oferecendo todo o conteúdo e plataformas de interação para visitação à distância. Estamos emocionados de inaugurar o Janelas CASACOR em Santa Catarina, num momento que o termo “trabalhar no coletivo” ganha uma potência imensurável. Agradecemos a todos os profissionais e marcas envolvidos nesta edição que ficará para história e memória”, destacam os franqueados Francis e Luiz Bernardo da CASACOR /SC.

Verbos e espaços

“Repensar” a vida pós-pandemia. Os arquitetos Daniel Ghizi e Carolina Zettermann de Almeida, do escritório Daniel Ghizi Arquitetura de Criciúma (SC), propõem o “Multi – House” ambiente multifuncional de 37 metros quadrados, que concentra suíte master e home office integrado à varanda. 

“Usamos janelas em faces opostas para caracterizar uma ventilação cruzada, valorizando a iluminação natural. O deck de madeira integra interno e externo. O layout traz a cama de casal como elemento principal do ambiente. Já o home office torna-se um espaço confortável para que possa trabalhar remotamente em casa. Um ambiente agradável e convidativo para passar horas realizando múltiplas tarefas”, destacam os profissionais.

“Novo morar” é conceito materializado no Hub Smart Home – Fontana de autoria dos arquitetos Lilian Maravai, Daniela Viana e Gabriel Eufrásio Nunes do escritório Daniela Viana e Lilian Maravai Arquitetura de Criciúma (SC). O trio prova que um imóvel compacto e bem planejado é possível e atende com conforto as funcionalidades da rotina. 

“Elementos como o ferro, com pegada industrial, contrasta com a pedra e todo o aconchego da madeira. Cores e texturas convivem em harmonia em um espaço convidativo, elegante e agradável ao olhar”, comentam.

“Readaptar” a vida e as perspectivas dos dias. O designer de interiores Fernando Dal Bosco, do Arts Design Decor de Balneário Camboriú (SC), compara o momento vivido a um “Castelo de Areia”, associação que dá nome ao espaço “Casa de Areia”. 

“Numa área de 36 m², aposto em tons crus e naturais da natureza. A pintura do ambiente remete à areia, inclusive a textura, por isso o nome. O ambiente também traduz o que vivemos neste ano, comparando a um ‘castelo de areia’, onde todos tivemos nossos planos alterados e precisamos nos readaptar, lembrando a fragilidade da vida”, explica o designer.

“Acolher” é a palavra que representa o espaço/vitrine “O Idílico Morar”. Marcelo Gouveia, Edenilson Bertoldi e Luana Bertoldi, do Gouveia e Bertoldi Arquitetura e Design de Interiores de Brusque (SC), trabalham as sensações de aconchego, memórias e o calor familiar.

“O ambiente traz o contato com elementos da natureza em uma profusão de texturas, formas e acabamentos que remetem a sentimentos e recordações familiares tão necessários nos tempos atuais”, contam os profissionais.

“Fluir” é característica marcante da vitrine “A Casa Nômade” com assinatura da dupla de designers de interiores Linda Martins e Cris Araújo, do Marau Design com escritórios em Balneário Camboriú (SC) e Nova Lima (MG). Uma casa que se adapta ao usuário, e não o contrário, oferece mais liberdade e acomoda as mudanças ordinárias. 

“Uma base fixa, uma casa compacta, onde terá um grande armário com nichos que incorpora a cozinha ao living. Fogão, pia e geladeira fazem parte desse espaço que permanecerá sempre igual, porém de forma muito funcional e objetiva. O mobiliário solto foi pensado para ser prático e híbrido, ou seja, um mobiliário com múltiplas funções, leve para ser movimentado e com medidas que permitem a variação de layout”, descortina as possibilidades o duo. 

“Simplificar” a vida é o desejo da arquiteta Natália Xavier, do escritório Natália Xavier Arquitetura de Balneário Camboriú (SC). A “Cozinha Nórdica Deca” explora os tons neutros nos materiais e a funcionalidade do mobiliário para uma rotina descomplicada. 

“O espaço/vitrine representa os valores da frase “Menos é Mais”, emprestada de Mies van der Rohe. Utilizei elementos que criam um espaço clean e ao mesmo tempo confortável”, resume.

“Conectar” à distância. Com o isolamento social decretado, a digitalização da vida é processo irreversível. A arquiteta Thayane Santana, do Thay Santana Arquitetura de Itapema (SC), faz o retrato fiel deste contexto no “The Ring Light Room”.

O espaço/vitrine concentra área de estar e trabalhar de uma garota que atua nas mídias digitais, se comunica, compra, vende e influencia outras pessoas. O mini-loft com o “ring light”, anel de luz utilizado para gravações de estúdio, é um símbolo deste momento, onde precisamos de um local que seja casa, trabalho, diversão e também aconchego”, defende a arquiteta. 

“Desacelerar” o ritmo é proposta na “Casa Freijó” do arquiteto Michael Zanghelini, do Michael Zanghelini Arquitetura e Design de Florianópolis (SC). Um cubo amadeirado aflora as sensações de tranquilidade por meio das texturas e cores.

“Totalmente integrados em um cubo amadeirado, o hall, a cozinha e o living formam um único espaço de convívio onde a potência da simplicidade dos encontros ganha forma. Solto, o mobiliário demonstra a liberdade pensada para diferentes situações do morar e direciona o olhar para a arquitetura”, sintetiza Zanghelini.

“Coexistir” reflete a “Casa Global”, projeto do arquiteto Geovani Capelina, do escritório Geovani Capelina com sede em Gaspar (SC). Uma família compartilha os espaços de trabalho, lazer e descanso. 

“Na entrada da residência um hall de acesso, com área de troca de calçados, desinfecção e limpeza das mãos e o home office próximo, com função de receber e acomodar visitantes, sem necessariamente acessarem toda área social e íntima da residência”, resume o arquiteto. 

Os espaços/vitrines ficam em exposição até 08 de dezembro nos shoppings da Almeida Junior: Balneário Shopping (Balneário Camboriú), Neumarkt Shopping (Blumenau), Nações Shopping (Criciúma) e no Continente Shopping (Grande Florianópolis). 

* Endereços:

Balneário Shopping – @balnearioshopping 

(Av. Santa Catarina, 1 – Estados, Balneário Camboriú – SC)

Ambiente: Idílico Morar

Escritório Gouveia e Bertoldi Design de Interiores @gouveiaebertoldi

Marcelo Gouveia, Edenilson Bertoldi e Luana Bertoldi

Ambiente: Casa de Areia

Escritório Arts Design Decor @fernandoluizdal

Fernando Luiz Dal Bosco

Ambiente: A Casa Nômade

Escritório Marau Design @maraudesign 

Linda Martins e Cris Araújo

Ambiente: Cozinha Nórdica Deca

Escritório NX Design & Arquitetura @arquiteta_natalia_xavier 

Natália Xavier

Ambiente: The Ring Light Room

Escritório Thay Santana Arquitetura @thaysanta_arq

Thayane Santana, Luísa Casa e Hanna S Wachholz 

Continente Shopping – @continenteshopping

(Rodovia BR 101 – KM 210 Esquina Rod, SC-281 – Distrito Industrial, SC)

Ambiente: Casa Freijó

Escritório Michael Zanghelini Arquitetura + Design @michaelzanghelini

Michael Zanghelini 

Nações Shopping – @nacoesshopping 

(Av. Jorge Elias de Lucca, 765 – Nossa Sra. da Salete, Criciúma – SC)

Ambiente: Hub Smart Home – Fontana

Escritório Daniela Viana e Lilian Maravai Arquitetura @danielilianarquitetura 

Daniela Viana, Lilian Maravai e Gabriel Eufrásio Nunes

Ambiente: Multi-home

Escritório Daniel Ghizi @danielghiziarquitetura

Carolina Zettermann de Almeida e Daniel Medeiros Ghizi 

Neumarkt Shopping – @shoppingneumartkt

(R. 7 de Setembro, 1213 – Centro, Blumenau – SC)

Ambiente: Casa Global

Escritório Geovani Capelina Arquitetura @geovanicapelina

Geovani Capelina

PATROCINADORES

Deca, Tintas Coral, Almeida Junior.

Sobre a CASACOR

Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2020 chega à sua 34ª edição em São Paulo, com 15 praças nacionais (Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ribeirão Preto), e mais quatro internacionais (Miami, Bolívia, Paraguai e Peru).

SERVIÇO:

O que: Janelas CASACOR / Santa Catarina

Quando: de 11 de novembro a 08 de dezembro

Lançamento Digital Janelas CASACOR: 11 de novembro, às 18h

Instagram: @casacorsc 

Youtube: https://www.youtube.com/c/CASACOROficial

Site: www.janelascasacor.com

Onde: Shoppings Almeida Junior

Informações para a imprensa:

A CASAA

Lu de Moraes – luciana@acasaa.com

Telefone: (48) 99982-5750Luciana de Moraes
jornalista e videógrafa
+55 (48) 9982-5750

A CASAA
insta: @acasaacom
face: @ acasaacom
www.acasaa.com

Apoiamos a causa animal!
Não compre, adote!
Projeto @streetdogsstyle

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s