LUXO COMO ESTRATÉGIA DE DIFERENCIAÇÃO

Na contramão do cenário econômico mundial, prejudicado pela pandemia, o mercado de luxo vem registrando crescimento considerável dos negócios — uma notícia otimista que ressalta o quanto esse mercado é maduro e resiliente. Convidamos Fabiana Totti, especialista em mercado de luxo e inovação pela Universidade de Paris Nanterre, para trazer um overview sobre o que torna esse mercado forte o suficiente para superar crises de forma mais confortável que os e insights para quem trabalha ou pretende trabalhar com esse segmento de luxo.

O mercado de luxo se sobressaiu durante a pandemia. O que você aponta como diferencial para esse cenário?

As marcas de luxo, mesmo com toda solidez, resiliência e até mesmo com históricos de outras crises enfrentadas, tiveram uma agilidade como diferencial para se reinventar neste novo cenário, trabalhando com formas inovadoras de se relacionar com seus clientes. O uso da tecnologia é um aliado para continuar proporcionando experiências para o cliente mesmo a distância. A Gucci foi um exemplo de reinvenção: criou a venda remota com os client advisors que guiam a apresentação das coleções em videochamadas, usando o mesmo cenário da loja — uma forma de manter a proximidade e fazer com que o cliente se sinta presente em loja, mas na segurança da sua casa

Para trabalhar com luxo é necessário ter diferenciais fortes. Você pode citar alguns mais chaves para o sucesso do negócio?

O luxo requer perfeição, excelência, raridade, exclusividade, storytelling, diferenciação; parecem muitos atributos, mas são eles que despertam no consumidor o desejo. As empresas, profissionais liberais e serviços que buscam esse tipo de cliente precisam estar atentos a todos os detalhes.

Quais os itens que estão sendo mais consumidos no mercado de luxo neste novo cenário econômico?

A venda de bolsas, joias, sapatos, vinhos, imóveis, carros, itens de beleza, casa e bem-estar estão na lista dos mais consumidos. Com as restrições de viagens para o exterior, o cliente do luxo passou a comprar ainda mais no Brasil e no mercado local, o que será uma grande tendência pelos próximos meses. É algo a ser explorado e cria uma grande oportunidade na fidelização desse cliente, aproveitando melhor o tempo de contato sem a concorrência das viagens.
O mercado do luxo está pujante e a marca que possuir a capacidade de se comunicar, contar sua história, emocionar, se fazer presente e adequar as novas formas de se relacionar certamente sobressairá.

FABIANA TOTTI

PARANAENSE, POSSUI MAIS DE 17 ANOS DE EXPERIÊNCIA EM MARKETING, VAREJO E É ESPECIALISTA NO MERCADO DE LUXO E INOVAÇÃO PELA UNIVERSITÉ PARIS NANTERRE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s