Além das rugas: 7 alterações que podem envelhecer antes das primeiras linhas de expressão

Quando o assunto é envelhecimento da pele, as rugas são o foco. Porém, ao contrário do que muitos pensam, as linhas de expressão e rugas não são o único sinal que sua pele está envelhecendo. Na verdade, uma série de outras alterações, que podem surgir até mesmo antes das rugas, também podem conferir um aspecto envelhecido, cansado e sem viço à pele. Por exemplo, um rosto manchado, inchado, sem volume e com olheiras e veias pode aparentar uma idade muito maior do que uma pele que está começando a apresentar as primeiras linhas de expressão. Mas a boa notícia é que existem maneiras de readequar a aparência da pele com sua idade real. Quer saber como? Reunimos um time de especialistas para apontar os principais cuidados e tratamentos que podem auxiliar no combate dessas alterações. Confira:

Olheiras: A área dos olhos, por possuir uma pele mais fina, pode facilmente entregar nossa idade. E a principal alteração que surge na região e envelhece a pele, antes mesmo da formação de rugas, são as olheiras. “As olheiras podem ser causadas por uma série de motivos, incluindo fatores estruturais, vasculares e pigmentares. Porém, o mais comum é que a alteração seja causada pela soma de mais de um fator, o que é chamado de olheira mista”, diz a Dra. Paola Pomerantzeff, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). O tratamento dessas alterações então vai depender da causa da olheira, podendo incluir preenchedores de ácido hialurônico, no caso de olheira estrutural, luz intensa pulsada, que é ideal para solucionar olheiras vasculares, e lasers, peelings e cremes clareadores, caso o problema seja pigmentar. Com relação aos cosméticos clareadores, o ideal é optar por aqueles específicos para a área dos olhos, como o Radiance, da Buona Vita, que reduz rugas e linhas de expressão, diminui a aparência de bolsas e clareia olheiras graças a presença de Cafeisilane C em sua composição, ativo que promove ação drenante e lipolítica, reduzindo edemas e bolsas.

Manchas: Causando grande desconforto estético e conferindo um aspecto envelhecido à face, as manchas surgem geralmente devido aos danos cumulativos causados pela exposição solar. “Isso porque a exposição desprotegida à radiação ultravioleta promove um aumento na produção de melanina, que é o pigmento responsável por conferir cor à pele. Como resultado, podemos notar o surgimento de alterações como o melasma, que é caracterizado por manchas marrons que surgem principalmente no rosto de mulheres, e as melanoses solares, também conhecidas como manchas senis, que são lesões benignas que surgem em áreas expostas cronicamente ao sol, como mãos e face”, afirma a Dra. Roberta Padovan, médica pós-graduada em Dermatologia e Medicina Estética. Além disso, outros fatores, como o uso de câmeras de bronzeamento, alterações hormonais e a utilização de certos medicamentos, também podem favorecer o surgimento dessas alterações.  “A genética também tem um peso importante para o aparecimento de manchas, já que, por conta da expressão de alguns genes, algumas pessoas podem ser mais propensas a terem problemas de pele, sendo assim mais sensíveis também às manchas de sol. A boa notícia é que estilo de vida afeta a expressão dos genes e as mudanças certas nos hábitos podem reduzir drasticamente problemas com a pele”, afirma o geneticista Dr. Marcelo Sady, Pós-Doutor em Genética e diretor geral Multigene. É possível também combater as manchas através do uso de cosméticos formulados com ativos clareadores, como o Ácido Tranexâmico, a Vitamina C, a Niacinamida e o B-White. Um exemplo é o Clarivis TX, da Ada Tina Italy, um sérum ultraclareador formulado com Ácido Tranexâmico, Niacinamida e Alfa-Arbutin que é capaz de atuar em todos os mecanismos de formação das manchas para clarear a pele e torná-la mais uniforme e iluminada. “Já com relação aos procedimentos estético, uma ótima opção para o tratamento das manchas é o laser Pico Ultra 300, que que age através de um efeito mecânico capaz de causar uma microfragmentação no pigmento responsável pela formação das manchas, que é então eliminado pelo organismo”, afirma o dermatologista Dr. Abdo Salomão, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Nariz caído: A queda da ponta nasal, que ocorre naturalmente devido ao processo de envelhecimento, é outro fator que pode adicionar alguns anos à aparência do rosto. Mas a rinoplastia pode ajudar a rejuvenescer o rosto de maneira expressiva. “Ao contrário do que muitos pensam, a cirurgia do nariz pode sim ter efeito anti-idade, sendo capaz de rejuvenescer a aparência em até três anos, segundo um estudo publicado no começo do ano no periódico Aesthetic Surgery Journal”, afirma o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, especialista em Rinoplastia Estética e Reparadora pela Case Western University e mestre em Cirurgia Plástica pela UNIFESP. “A rinoplastia consiste na realização de alterações estruturais no osso e cartilagem do nariz através de pequenas incisões enquanto o paciente está sob anestesia geral. E a boa notícia é que hoje existem diversas técnicas que diminuem o inchaço e a dor do procedimento, como a Rinoplastia Ultrassônica, em que um aparelho que emite vibrações ultrassônicas trata a parte óssea do nariz de forma menos traumática”, completa.

Inchaço matinal diário: Acordar com o rosto inchado também confere ao rosto um aspecto envelhecido e cansado. “O principal motivo do surgimento do inchaço é porque o sistema linfático, responsável pela reabsorção de líquido, fica mais lento durante o sono, o que aumenta o problema durante a noite. Mas também há forte influência da alimentação, álcool, remédios, alterações hormonais, posição de dormir e até causas genéticas”, afirma a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff. Para resolver o problema, é essencial ingerir, pelo menos, dois litros de água por dia, o que ajuda a desinchar o corpo todo, e, principalmente, controlar o consumo de sódio, que colabora para retenção de líquido. Além disso, é interessante realizar massagens faciais, que é uma ótima maneira de amenizar o inchaço, reduzir rugas e linhas de expressão, melhorar o tônus muscular e conferir hidratação à pele. “Isso porque a massagem facial proporciona uma melhora da circulação sanguínea, o que contribui para uma oxigenação eficiente e faz com que as células da pele sejam nutridas adequadamente”, explica a angiologista Dra. Aline Lamaita, membro do American College of Lifestyle Medicine. “Com efeito no rejuvenescimento facial e na diminuição do edema, a automassagem pode ser realizada com o auxílio um sérum ou creme do tratamento, que devem ser aplicados com deslizamento longo por toda a região do rosto, pescoço e colo, até total absorção do produto”, aconselha Isabel Piatti, especialista em Estética e Cosmetologia e conselheira do Comitê Técnico de Inovação da Buona Vita.

Perda de gordura facial após dietas radicais: Ao contrário do que muitos pensam, as dietas, se realizadas de forma excessivamente restritiva e sem acompanhamento médico, podem, na verdade, prejudicar sua aparência e até mesmo envelhecer o rosto. “Isso porque o processo de perda de peso não impacta apenas o corpo, afetando também o rosto, com redução da gordura da região e, consequentemente, do volume da face que mantinha a pele esticada. Com essa redução, pode surgir um excesso de pele, conferindo um aspecto flácido ao rosto”, afirma o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Chefe do Setor de Rinologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Por isso, o ideal é que qualquer emagrecimento rápido ou que conte com perda ponderal de mais de 10% do peso corporal tenha acompanhamento médico. “Só assim é possível descartar patologias e carências que agravam os sinais físicos de um emagrecimento não orientado. Como em muitas ocasiões a perda de peso não é monitorada, as intervenções nutrológicas devem ser incorporadas assim que o aspecto de envelhecimento precoce for notado”, afirma médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, professora e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran). Para que a perda de peso ocorra da maneira correta sem interferir na juventude do rosto, pode ser recomendado, além da readequação da dieta, o uso de alguns suplementos orais para combater a flacidez e fornecer nutrientes para o corpo, como Exsynutriment, um silício biodisponível que age para estimular colágeno, e In.Cell, que fornece nutrientes importantes para a hidratação e a síntese de proteínas de sustentação da pele. Em alguns casos, pode ser necessário também a aplicação de preenchedores injetáveis para recuperar o volume perdido. Existem produtos que podem conferir efeito preenchedor, como o Pearly Booster Caviar, sérum desenvolvido pela Be Belle. “Com bionanotecnologia exclusiva de permeação na pele em forma de pérolas, o que faz com que o produto seja capaz de atuar profundamente no tecido cutâneo para conferir benefícios rapidamente perceptíveis, o Pearly Booster Caviar é um sérum nutritivo capaz de proteger, hidratar, nutrir, renovar e rejuvenescer o tecido cutâneo, além de auxiliar na reestruturação das fibras de colágeno e conferir efeito preenchedor, assim melhorando a elasticidade e firmeza da pele, reduzindo a aparência de rugas e combatendo o ressecamento do tecido cutâneo causado pelo envelhecimento”, explica a cosmetóloga Ludmila Bonelli, CEO da Be Belle.

Veias aparentes: Outro problema que confere sensação de envelhecimento ao rosto são os vasinhos, que ainda são agravados pela dificuldade de serem cobertos pela maquiagem. “A predisposição individual é um dos principais fatores ligados ao aparecimento das veias na região do rosto, mas o processo natural de envelhecimento, a exposição ao sol, a gravidez e problemas como rosácea também podem favorecer o surgimento da alteração”, explica a Dra Aline Lamaita. Mas a médica ressalta que é possível resolver o problema através do uso do laser Nd Yag 1064. “O Laser Nd Yag 1064 é o que existe de mais específico para tratamento de lesões vasculares, apresentando grande efetividade no tratamento. Isso porque os disparos do laser agem no sangue dentro do vaso, queimando-o por dentro para fechá-lo. Com grande nível de segurança, já que a dor é amenizada com uso de aparelhos resfriadores de pele, o tratamento é feito em média em uma a cinco sessões”, completa.

Cicatrizes de acne: As cicatrizes de acne, que podem surgir mesmo após o tratamento adequado das alterações, podem modificar drasticamente a textura da pele, conferindo ao rosto um aspecto áspero e envelhecido. “Isso acontece porque as glândulas que originam as espinhas estão na derme profunda, assim como as fibras de colágeno e elastina. Logo, existe o risco de a acne comprometer essas fibras e, consequentemente, a arquitetura da pele, gerando assim cicatrizes profundas que conferem uma textura irregular ao tecido cutâneo”, explica o Dr. Abdo Salomão, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Mas a alteração pode ser combatida através do uso de tecnologias como o Eletroderme, que une a radiofrequência, para promover o aquecimento das camadas da pele, ao microagulhamento robótico, que realiza microperfurações no tecido por meio de agulhas finas banhadas a ouro. “As agulhas causam pequenas fissuras na pele que, quando combinadas ao aquecimento de cerca de 70ºC causado pela radiofrequência, estimulam a produção das fibras de colágeno e elastina para melhorar a aparência do tecido. Além disso, a técnica promove a reestruturação natural das camadas da pele, estimulando a produção de ácido hialurônico, e induz a criação de novos vasos sanguíneos e o aumento da vasodilatação local, o que contribui para maior oxigenação e, consequentemente, nutrição da região tratada”, afirma a Dra. Roberta Padovan. Já em casa, a situação pode ser amenizada através de cuidados como a esfoliação, que é capaz de promover, de maneira controlada, uma renovação da pele para melhorar a textura do tecido. O ideal é que o cuidado seja realizado com produtos específicos para o rosto, como o Esfoliante Facial Tribeca, da B.URB, capaz de remover impurezas e células mortas da pele, desobstruindo os poros e ajudando na renovação celular. Em casos mais graves, no entanto, é preciso investir em produtos formulados com ativos que promovam uma renovação ainda mais poderosa na pele, como o retinol. Porém, quem prefere evitar o uso desse ativo devido aos seus efeitos colaterais, pode optar por cosméticos formulados com Peptídeos Retinol Like, como o Retintense 5.0, da Ada Tina Italy, um sérum ultra rejuvenescedor e clareador da pele livre de retinol puro que é capaz de aumentar em 20% a produção de colágeno, conferindo efeito lifting, harmonização facial, preenchimento de rugas, melhora da textura da pele e clareamento de manchas sem causar efeitos colaterais.

Por fim, vale ressaltar que é sempre fundamental buscar ajuda de um médico especialista para tratar qualquer alteração na pele, já que apenas o profissional especializado poderá realizar uma avaliação do tecido para fazer a indicação correta do tratamento, sejam procedimentos, suplementos ou uma rotina de cuidados.

Fonte: Go Were

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s